terça-feira, 10 de dezembro de 2013

DE SINOS E TEMPLOS



( MARAVILHOSA CATEDRAL DE MINHA TERRA NATAL - SANTA CRUZ)
 
Esses dias, olhando o Canal Arte 1, assisiti a uma série de concertos, dentre os quais a Abertura 1812 de Tchaikowski. Naquele êxtase final, com  os  canhões e os sinos, lacrimejaram meus olhos, pois me lembrei do que os sinos já me representaram . Nós morávamos em Santa Cruz a duas quadras da catedral. Não sei agora,  mas quando eu era pequeno a mãe e o pai sabiam quando os sinos anunciavam um falecimento. E mais: se era homem, mulher, ou criança.  Muitas vezes, no meio da noite acordava insone, e o relógio acionava o sino, dando a hora e os quartos dela.

Tempos atrás, em duas cidades daqui do RGS, deu-se uma contenda por causa dos sinos das igrejas. Num dos casos um promotor não suportava os sinos domingos de manhã.

Contando o caso a um amigo alemão, o Sr. Heinz Schäffer, narrou-me ele que, num vilarejo de lá ocorreu coisa parecida  e as autoridades mandaram que o sino não tocasse as horas de madrugada. Prontamente houve um protesto, pois nos hospitais e casas geriátricas muitos pacientes, em suas noites indormidas, tinham como sua companhia o som do sino.

Atualmente moro num  aprazível apartamento a poucos metros da Catedral Metropolitana de P. alegre. Quanta alegria sinto quando os sinos dobram, principalmente na hora do Angelus.

Falo sobre isso porque, incrível o que acontece, pequenas vilas se emancipam, tornam-se cidades, e o protagonismo não é mais  de uma praça com sua igreja e com seu sino.  Alguns templos transformaram-se, nem todos, em meras empresas caça-níqueis, sem a mínima liturgia, sem a indispensável gravidade de ambiente que  incumbe à Casa do Senhor, qualquer que seja a religião.

Na minha vida de juiz sempre fui adepto da cerimônia e da liturgia. Não brincava com as partes e as testemunhas. Procurava me vestir com as galas que merece um tribunal, eis que o juiz quase que usurpa de Deus essa terrível missão de julgar. E aí não há lugar para risadas, brincadeiras e leviandades.

Nas vilas que percorro crescem  as sedes de rodeio, os salões de domingueiras e bailes, as sedes suntuosas de empresas, os silos.

Mas o Criador nem uma capela com uma pequena torre e um sino merece.

Desculpem, queridos leitores, mas, se foi verdade que Jesus deu uma tunda nos vendilhões do templo, então ele, se fosse agora, nem  quase mais templos teria para fazer essa limpa.