sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ESTOU ARRASADO - MORREU UM AMIGÃO MEU

Eram anos dourados. Eu era juiz novo. Jogava bem futebol.
Lideranças novas iam surgindo no horizonte da magistratura brasileira, meio atrelada, naquele tempo , aos antigos desembargadores.
O futebol foi o encontro dos jovens juízes que  organizaram um torneio entre RGS, SC e PR.
Fui um dos que ajudou a organizar esse primeiro torneio.
Aproveitávamos para discutir os rumos da magistratura. Isso, nos anos 80.
Xavierzinho era um líder, super carismático que, inobstante, não jogava futebol.
Quantas lutas, quantas viagens quantos projetos.
Alguém um dia vai escrever essa história.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Desembargador Clayton Camargo, decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do Desembargador aposentado Francisco de Paula Xavier Neto. O magistrado tinha 67 anos e morreu após sofrer um mal súbito na manhã desta quinta-feira, (15).
Mais informações referentes ao velório e sepultamento do magistrado, em breve nesta nota.
Trajetória - Nasceu em 27 de janeiro de 1946 em União da Vitória. Bacharelou-se em 1968, pela Faculdade de Direito da UFPR. Em 1969 iniciou sua carreira de magistrado e judicou nas comarcas de Alto Paraná, Pato Branco, Maringá e, em Curitiba, a partir de 1977. Em 1984 assumiu o cargo de Juiz de Alçada e, em 1993, o de desembargador. Eleito presidente da Associação dos Magistrados do Paraná em 1988 e reeleito na gestão seguinte. Ocupou a vice-presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros em 1990/91, sendo escolhido para presidir a instituição nacional no período de 1992/93.
Especialista em Direito Processual Civil, em razão de Curso de Especialização em Direito Processual Civil ministrado pelo Professor Arruda Alvim, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nos anos de 1973 / 74. Professor de Direito Penal Executivo, no curso de habilitação específica e de especialização a já graduados, na Faculdade de Direito de Curitiba em 1979. Foi professor de Processo Civil, no curso de especialização mantido pelo Instituto Paranaense de Cultura Jurídica, em convênio com a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná em 1981/82. Fez estágio na República Federal da Alemanha, sobre Organização Judiciária e Processo Civil, em Universidades, Juízos e Tribunais, com duração de 90 dias, a convite do Deutscher Akademischer Austauschdienst em 1981.Professor convidado para o curso de pós-graduação da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, em 1984.
Francisco de Paula Xavier Neto chegou à presidência da Amapar