sábado, 10 de agosto de 2013

COMENTÁRIO DO DES. ELISEU SOBRE O QUE FALEI DE MEU PAI


E ele tinha razão ! Vê bem, falamos de um tempo em que os guris engraxavam sapatos. Hoje, ninguém mais faz isso, por dupla razão. Guri de sapatos é coisa muito rara, mesmo . A esmagadora maioria usa tênis, estes sim, cada vez mais sofisticados. E quando há um sapato que precisa ser engraxado, prontamente ele é substituído por um novo. Tênis, eu só tinha um par, branco, para a ginástica e para os desfiles da Parada da Mocidade e o Sete de Setembro. No mais, eram borzeguins, que tinha que passar aquela tinta preta e graxa, a cada dois dias.Roupa,muito pouca, porque, no dia a dia, usava o uniforme do Colégio Roque, dos Maristas. Um terno e uma camisa branca, com gravata, para a matiné dos domingos. Ah, refrigerantes eram o guaraná ou a gasosa, mas só aos domingos.A vida não era fácil , mas a gente vivia e brincava muito.Pela manhã, seis e meia, acordava e fazia o fogo. O fogão era a lenha e a água quente era gerada por uma serpentina que passava pelo fogão e lançava a água numa caixa que ficava acima do fogão. Neste próprio, havia uma caldeira com água para a cozinha.O Colégio era em dois turnos. O da manhã começava às 8 e acabava ao meio dia. Depois, o da tarde das  13,30 às 17,30. Dureza, amigos.Eu era metido a piadista e pagava caro por isso. Tinha um padre que me odiava. Quando faziam o sinal da cruz das orações pré-aula, ele já dizia : Torres, para fora ! E lá ia eu gastar a hora de aula dele , perambulando pelo pátio do Colégio. Isso ocorria no primário. Eu chegara já no terceiro ano, provindo da Argentina e falava um portunhol legal. Mas as lições de vida, de disciplina e até de respeito aos mais velhos, eu nunca esqueci e elas marcaram uma forma de vida da qal não me arrependo nem me queixo. Teu pai tinha razão, Ruyzão !Eliseu