quinta-feira, 23 de novembro de 2017

E AÍ, MELHOROU ?

Seja qual for sua idade, dê uma olhada no retrovisor: a coisa , em geral, melhorou ou piorou? Falo na paz, na tranquilidade, na segurança, na cultura, na saúde.  Começo reafirmando que se meus pais e meus avós estivessem vivos hoje e fossem pais de crianças ou adolescentes, iriam direto para o presídio. Onde é que se viu mandar um filho capinar, depois da aula; ou ajudar a limpar a casa? Ou levar umas chineladas na bunda depois de uma “ arte”? Ou ser obrigado a terminar de comer tudo o que estava no prato?

Hoje o adolescente , de familia pobre ,  remediada, ou rica, quase sempre quer que os pais façam tudo por ele, inclusive reclamar dos professores. Para ir a festas ou ficar de boné e capuz nos shoppings, sem comprar nada, isso ele faz sozinho.
A lixeira da rua está repleta, cercada de detritos. Nenhum morador próximo se propõe a recolocar o lixo no “ container”. O Estado que o faça.
O vento levantou umas telhas da escola, chove para dentro. Raros os pais que se oferecem para ajudar a consertar.  Deu uma zebra, enchente,atingidos recolhidos ao pavilhão de uma entidade. A maioria  deitada nos colchões e muitos reclamando da pouca maciez. E pior,  sesteando ao invés de darem uma boa faxinada no local. O balanço da praça estragou. Fica um ano assim até que o Estado venha arrumar.
Dá uma dorzinha de cabeça, fruto de um porre, lá vai o cara, com a mulher, mais os filhos e ainda o cachorro, tomar o lugar dos outros, com problemas sérios, na fila do Posto de Saúde. E ainda arma um barraco pela demora no atendimento.
Caiu uma árvore sobre o muro do sr. Euclides. Espera duas semanas  mas não move uma palha para arrumar uma motosserra e resolver o problema.
A guria passa de balada, tira más notas por não estudar: culpa dos professores.
O cara vende  seu voto e depois fica choramingando.
No trabalho é " matador" de serviço e fica brabo quando é despedido. E depois quer mil direitos , aos quais nunca fez jus, mas usa de  artifícios intimidativos.
Por isso insisto: a mudança deve começar pelo berço, pelo exemplo dos pais. Pela seriedade, tanto de patrões como de empregados, tanto de políticos como de cidadãos. Corrupção é binária: o corruptor ativo não se sustenta sem o passivo.

O resto é fruto de índole preguiçosa, incentivada pelo coitadismo e pela incessante propaganda imoral de maus costumes de que algumas de nossas TVs estão repletas e martelando dia e noite. E está na Constituição:  TV é concessão do Poder Público, só as instalações são do particular. Concessão dada em nome  do povo. E nos empurram lixo!