segunda-feira, 13 de novembro de 2017

DR. HERMES DUTRA COMENTA MINHA POST ANTERIOR

Prezado Ruy e confrades !

Fiz setenta anos no mês passado. Nascido na minha longinqua Cacequi, onde vivi aos até os dezoito anos.

Ao que me lembro,meu primeiro trabalho voi vender pastel na estação ferroviária, na hora da passagens dos trens. Deveria ter uns 9 ou dez anos. Meu pai, trabalhador de salario mínimo e minha mae, com 11 filhos, precisavam de ajuda. E assim comecei. Aos treze na padaria aprendi a fazer pão, que distribuia pela cidade. Aos 14 fui trabalhar com carteira assinada no engenho Ipiranga, onde fiquei até perto dos dezoito anos. Apesar da pobreza, tive uma infancia feliz, trabalhosa mas feliz.

Meu pai sempre me dizia para estudar. E segui seu conselho. encontrei bons professores no antigo ginásio que me incentivaram e me mostraram o caminho da leitura e do estudo. Consegui fazer faculdade e aqui estou hoje com tres filhos crescidos, bem encaminhados e seis amados netos. Porque estou dizendo isso ? Não é para louvação a mim mesmo (isso até me faria mal), mas é que estou cansando desse papo de vitimas da sociedade, o Governo tem que fazer isso, é obrigação do estado e por aí vai.

Tens toda razão. Por mais que queiramos que as coisas funcionem, elas só vão funcionar se todos participarem. Esperar que o pai Estado resolva tudo, além de ser uma esperança inócua, as coisas não andarão. Nós, bem ou mal, temos excelentes universidades federais, que não custam barato para o pais. Eu pergunto: Esse dinheiro não seria melhor aplicado se fosse no ensino básico, dando  então condições para que os pobres tenham uma formação decente ? Mas vai falar isso e já te caem de pau. Então continuamos com a hipocrisia: Universidade gratuita, que em geral é frequentada pelos mais aquinhoados, pois são os que passam no vestibular e o ensino básico que se lixe. Deveríamos ter escola básica obrigatória de turno integral e gratuita.

Mes passado fui visitar meu filho que faz um pos doutorado na Universidade de Louisville, no Kentuchi, nos Estados Unidos. Seus filhos estão matriculados numa escola publica, gratuíta, turno integral. Mas essa gratuidade tem preço. Tem temas aos montes para fazer em casa, além de uma disciplina rígida. Todas as segundas feira pela manhã antes da aula eles se reunem e fazem juramento à bandeira americada. Repito:Todas as segundas feira.Meu neto mais velho falou demais na aula e na segunda semana foi probido de fazer uma atividade num horario livre. Ficou sentado na sala de aula esperando os colegas voltarem.

Imagina de isso fosse aqui.

O Rogowski falou um tema interessante sobre nossa constituição. Ela tem muito a ver com tudo isso que aí está. Saímos de um governo duro para um salve-se quem puder. Hoje em dia, respeito, educação, polidez etc... são coisas que não se sabe mais. Ou se sabem não praticam. O trânsito é um bom exemplo disso. A poluição dos pequenos riachos então nem se fala. No meu condominio em  Xangri-lá tem um arroio que passa ao lado que está sempre com um monte de sacos de lixo. E quem coloca esse lixo ? São os patrões exploradores ? As grandes empresas que só visam o lucro ?

É meu amigo, os tempos andam muito duros. De vez em quando leio que a década tal foi a década disso ou daquilo. Acho que as nossas ultimas duas (ou três) décadas foram as décadas da hipocrisia. E isso que nem cheguei a falar na mãe que leva uma criança para passar a mão num marmanjo pelado e diz que isso é arte.

Abraço a todos

Hermes Dutra