sábado, 3 de outubro de 2015

NA SINGELEZA DOS CAMPOS DE UNISTALDA - CARTAS ELETRÔNICAS


 
LISSI BENDER - UNISC
Na singeleza, in der Natürlichkeit, se manifestam, os mais valiosos tesouros, os autênticos que somente se oferecem a olhares despojados de sentido mercadológico e sem afetação. Quem contemplar as imagens por este olhar, perceberá toda a singeleza expressa no ciscar sereno das galinhas a viverem em liberdade, no doce olhar do cachorrinho, nos cavalos sem cabresto, no frescor das gramíneas a alimentar o gado, no dia sem sol a emprestar tranquilidade ao campo, ... .  Chego a sentir os aromas de primavera a se exalarem de cada planta, ouço o canto das aves e sinto minha alma inundada por esta preciosa singeleza.
..............................................
desembargador Eliseu Torres
 
 
Não tão singelo assim, Ruy. As galinhas ciscando no pátio; as mudas crescendo e recebendo os bafejos da primavera; o pingo puro no cabresto, desfrutando a sombra;o gado quase manso, procurando sal e ganhando peso;o dia cinzento  e tranquilo. Tudo isso constitui a vida no campo  aquela de que Assis Brasil falava com  orgulho e bonomia, paixão que o levou a construir um castelo no pampa. Lá com ele, viveram algum tempo, como oficiais de guerras sempre pressentidas e não raras vezes  frustradas, meu tio Alonso Torres, o mais velho deles e meu pai, Jonathas,  ambos mencionados nos livros das filhas de Assis. Contavam eles que, nos almoços e jantares do castelo, a família só se expressava em inglês ou francês, a escolha do Patriarca, que era para não perder o manejo de tais línguas. A verdade é que o grande político trouxe, para o campo,  práticas que revolucionaram a agropecuária brasileira.  Ruy é nosso  Assis Brasil moderno, sem o ânimo guerreiro que levava Assis e seus seguidores para as coxilhas e, depois, se derrotados, para o exílio no Uruguay. Quebrei a singeleza de teu sábado, não é, amigo Ruy ? Eliseu
..................................................
JORGE LOEFFER
 
Quando jovem servidor público não gostava de pequenas cidades que não ofereciam possibilidade de dedicar as horas de folga ao ‘bico’. Hoje não volto a residir em cidade grande por dinheiro nenhum. Entre cidades grandes e pequenas há uma diferença abissal. Por outro lado a vida no campo conforme tua post recente é a melhor vida que se pode desejar na velhice hoje em que o campo oferece tudo o que as cidades oferecem. Gostei do cavalo e mais ainda do cachorrinho, este por que é ainda mais bonito do que o cavalo.