sexta-feira, 16 de outubro de 2015

JOSÉ NEDEL - FILÓSOFO, ESCRITOR E MAGISTRADO LANÇA OBRAS


Caro Des. Dr. Ruy Armando Gessinger, 

    Tenho a satisfação de comunicar-lhe que na próxima Feira do Livro de Porto Alegre estarei lançando minha quarta coletânea de poemas, Última Floresta: sonetos, escrita com observância da forma clássica, em geral desleixada pelos contemporâneos. Vale observar que o texto já mereceu elogios de acadêmicos, entre os quais Luiz Antonio de Assis Brasil, o que não deixa de representar uma insuspeita recomendação. [Súmula inclusa]. 

    Lugar e data: Praça da Alfândega, Pavilhão de autógrafos, 5-novembro-2015, 18h

    Estará disponível também, através da Ed. Unisinos, nova obra filosófica minha, Uma teoria do conhecimento, 2015 (Súmula em apenso), fruto de aulas ministradas nessa disciplina, na época, concebida como parte da metafísica.    

    Se o caro colega magistrado, agora advogado, formador de opinião, mestre da escrita e amigo da arte, estiver visitando a Feira, na oportunidade, e comparecer ao evento, me proporcionará grande satisfação e honra, pelo que desde já me dou por agradecido.     Mais ainda ficarei grato se puder compartilhar esta  mensagem com seus amigos e correspondentes, aos quais é coextensiva.

    Um forte abraço.
    José Nedel
 
 
NEDEL, José. Uma teoria do conhecimento. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2015, 336 p. Esta 13ª obra individual de José Nedel, em 24 capítulos, é organizada de acordo com a temática compreendida pela disciplina Teoria do Conhecimento, ou Crítica, em sua forma tradicional, acrescida de um capítulo de atualização. Feita sua conceituação, o autor traça-lhe o desenvolvimento histórico, aponta o correto estado da mente no início do exame crítico e o adequado ponto de partida (1-4). Faz uma descritiva do conhecimento (5-6). Expõe os conceitos de verdade e falsidade, os critérios de verdade e os estados da mente em face da verdade (7-10). Examina a experiência externa e a interna, a possibilidade das ciências da natureza e da certeza histórica (10-15). Estuda os conceitos universais, os juízos sintéticos a priori e a possibilidade da metafísica (16-19). Estabelecida a certeza nesses âmbitos, aprecia as teses do ceticismo, do idealismo criteriológico e do relativismo, chegando, por fim, ao realismo, defendido como correto (20-23). No último capítulo trata de nova forma de encarar a disciplina, sob o mais recente paradigma da filosofia ocidental, o da linguagem (24). A obra está embasada na literatura clássica mais conhecida e respeitada no âmbito da disciplina, enriquecida com achegas de outras fontes. Linguagem correta, estilo enxuto e claro – é o que facilita a compreensão e recomenda a obra. Preço: R$39.00.