domingo, 4 de outubro de 2015

CHEGADA DOS ANIMAIS COMPRADOS EM URUGUAINA E O CUIDADO COM O MIO MIO


Somente ontem chegaram os animais P.O. ( puros de origem) comprados para melhorar ainda mais o nível do nosso plantel de Brangus.
 Brangus pretos até que temos bastantes. Mais difíceis são os  colorados. E as fêmeas e machos que compramos da Cabanha Basca, da família Telechea, são vermelhos.
Mesmo tendo sido informado que os animais conhecem mio-mio, todo o cuidado é pouco.
Mio-mio é uma erva bem verdinha, altamente tóxica, que medra nos campos de quase toda a região centro-oeste do RGS e não tem como extirpar. Corta aqui , ela aparece com mais força acolá.
Os animais que nascem onde tem mio-mio, não o  comem. Mas os de outras paragens.... o mio-mio, uma vez ingerido mata em minutos.
Então é o seguinte : o animal chega de caminhão depois de uma longa viagem, chacoalhando, estressado, com sede e fome. Eu sempre mando descarregar na mangueira, onde já os espera água e muita alfafa ou  pasto cortado.
Os animais vão comendo, bebendo e descansando . Depois de várias horas a gente vai de a cavalo e os tange para beber água do açude. Depois vão passar dois dias num pequeno potreiro com muita pastagem. Voltam para a mangueira, onde é passado mio mio nos seus beiços para que o repugnem .
Pode soltar para o campo.