sábado, 13 de junho de 2015

ME ACOMPANHA NUMA RECORRIDA AOS CAMPOS?

Antes de montarmos a cavalo  deixa eu te dizer que lidar com pecuária é bom, mas tem umas características. Nós temos estoque - coisa que quase nenhuma fábrica  tem - e nós temos esse estoque vivo. A qualquer momento um raio, um cobra, um ladrão, nos leva 5 reses: são 10 mil reais que se vão.  Quando vendemos nossos terneiros, vacas falhadas, gado gordo, às vezes ronda o perigo de um calote.  Ademais esse negócio não é como um ventilador fixo que faz o vento soprar sempre do mesmo lado. Não: eu comecei com recria de boi, vi que não dava certo nos meus campos e fui indo e indo, sempre mudando com as mudanças do vento. Mas o mais importante de tudo, nessa ordem, é observar as colunas mestras  da pecuária, nessa ordem, tontinho: Nutrição, manejo, sanidade, genética. Sem bóia não adianta genética. Sem sanidade não adianta bóia.