terça-feira, 9 de setembro de 2014

O LADO DESCONHECIDO DE UMA EXPOINTER

Para início de conversa, a Expointer de 2015 começou ontem, com a volta dos animais para as estâncias.Começa a seleção dos animais que serão escolhidos para neles se investir.
Para você que é guri ou guria de apartamento,Expointer talvez signifique pegar seus ranhentos e ir no  meio dos bretes puxar a lã das ovelhas, tirar selfies com os touros, dar algodão doce para os cavalos que podem morrer disso. Mas você tá se divertindo, né meijmuu?
Para os animais e seus parceiros, nós, a coisa é diferente. Uma semana antes da abertura dos portões para os humanos em geral,eles saem lá da placidez dos campos e andam , em pé, dentro de um caminhão, por 500 ou mais kms.
Desembarcam e ficam se adaptando ao barulho, ao cloro da água, aos estranhos.
E a gente tem que se acordar 5 da manhã para pegar a estrada até Esteio. E estaciona sabendo  que é grande a chance de teu carro ser arrombado. Passa o dia no Parque, tendo chuva, sol, frio e calor, tudo num só dia.
Volta a P. Alegre já de noite, quando o trânsito não é mais tão louco.
E assim vão 14 dias.
Nesses dias que correm eu e todos os criadores estamos jurando que Expointer nunca mais. Chega.
Mas isso só até o fim do ano. Na medida que chega agosto já estamos bem faceiros querendo ir. 
Da minha parte, estou morto de cansado e não posso nem ouvir rádio, nem ler jornal, nem ver TV.
Estou quieto no meu refúgio. Vai custar a passar esse stress.
será que volto mesmo no ano que vem?