domingo, 15 de junho de 2014

NOS TOMAM POR IDIOTAS

Ontem acessei outro canal, que não o do Galvão, para ver Itália  e Inglaterra.
Salvo mudança de última hora, a língua falada na Itália é o italiano: na Inglaterra, o inglês.
Lá pelas tantas do jogo, o árbitro holandês, não deu uma falta.
O Locutor:
- o juiz não deu a falta e disse:  siga la pelota.
Mais adiante:
- o jogador italiano olhou feio para o adversário e disse: " que se pasa muchacho".
Aaaarrreeee égua!
---------
A seguir publico uma carta  eletrônica da professora Lissi  Bender,da UNISC:
"
Tens razão,  nos tomam por idiotas. Tratamento de “ameba mental” vivencio com frequência.

Sábado é dia de abastecer a despensa. Juro, passei a detestar o ritual. Mil vezes sou perguntada nos caixas: “Vai CPF na nota?” “Vai CPF na nota”? Como se consumidor fosse débil mental e precisasse ser lembrado constantemente ou fosse incapaz de decisão própria.

Não falta comprador incentivando as amebas, ops!,os consumidores com observação do tipo, “ este produto tem muita saída” - tratamento de ameba que vai com a manada. Experimenta considerar o preço de um produto exorbitante: “ Ah, mas é importaaado!” Como se o “importado” garantisse qualidade de produto. Inventa comprar com cartão de crédito e ouvirás “enfia cartão”, “digita senha”, “tira cartão”. O tempo todo somos tratados como amebas mentais.

Tratamento de amebas mentais recebemos também nos aeroportos brasileiros quando voltamos do exterior. Não basta a enorme placa orientando as filas, sempre há um funcionário aos berros: “brasileiros, fila da direeita, brasileiros, fila da direeita, da diiiireiitaa ....””

Às vezes acho que somos amebas mentais mesmo. Seitas “caça níqueis da fé” brotam em tudo que é esquina, vendem fé aos quilos. Outro dia recebi a visita de uma estudante, ex-bolsista minha, vinda lá do Maranhão. Veio me dar um abraço e trazer de lembrança de sua terra uma latinha de guaraná. Até aí tudo bem. Levei um choque quando reparei no nome dado para a bebida – JESUS. Isto mesmo! Até Coca-Cola aderiu a comercialização da fé do povo. Jesus virou mercadoria! Céus! Onde foram parar os nosso neurônios???