quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

TRABALHAR É BOM, ATÉ PARA CRIANÇAS - MAIL DE LISSI BENDER, DIRETO DE TÜBINGEN


Tenho pensado nessa loucura que se instaurou sobre trabalho infantil,  

 

Está mais do que certo coibir exploração, coibir abusos, garantir tempo para estudos.

 

Mas nesse afã perdemos o bom senso, o sentido construtivo que a iniciação ao trabalho imprime na vida do ser humano na infância. Aprender auxiliando os pais nas lides familiares diárias não somente constrói um sentido positivo do significado do trabalho humano, mas principalmente desenvolve no pequeno ser o sentido de pertencimento atencioso ao grupo familiar em que cada um contribui, dentro de suas condições, para que a vida possa medrar saudavelmente. Desenvolve no ser humano  o importante sentido da colaboração, do esforço em conjunto que “a tudo vence” -  “Gemeinsam sind wir stark”, não é mesmo?.

 

Do jeito como está sendo conduzida a política contra o trabalho infantil, ela produz jovens desvinculados do mundo do trabalho e da união familiar pela vida.

 

Com muita preocupação olho para a agricultura familiar. Da forma agressiva como os agricultores estão sendo coibidos de inserirem seus filhos nas atividades da lavoura, estar-se-á condenando esta forma de cultivo à extinção. Impedida de aprender a plantar uma alface, a criança crescerá desconectada da realidade do campo, dificilmente aprenderá quando adulto a desenvolver gosto pelo cultivo da terra, muito menos a conhecer os anseios da Terra Mater.

 

O pior é que a política apenas reprime, coíbe, mas pouco ou nada coloca no lugar dessas crianças. Pais precisam ir para a lavoura, deixam seus filhos em casa diante da TV ou na rua, onde são cooptados para o mundo das drogas por ávidos aliciadores, enquanto poderiam estar sendo iniciados pelos pais no cultivo da terra. Tira-se assim, não somente o direito, mas também a inviolável  obrigação  dos pais para com a iniciação dos rebentos no mundo produtivo.