terça-feira, 2 de julho de 2013

IVAN SAUL TAMBÉM ABRE SEU BAÚ DE HISTÓRIAS


Bueno meu(s) amigo(s)!

 

Pra ninguém pensar que só contamos histórias de romances do passado, também vou me meter nessa de "fosso social".

 

Meu avô paterno e seu pai [meu bisavô Samuel Saul sobre quem ainda contarei alguma História - assim mesmo, com maiúscula] fizeram, à família, o favor de embarcar para o 'além' com um mês de diferença, exatamente, em 1925. Meu pai que era um dos filhos mais velhos do velho Orpheu, que morreu primeiro, tinha 12 anos de idade quando os dois se foram.

 

Minha avó, Dona Maria José Gomes Saul, sobre quem sei muito pouco. Juntando o que restava de uma grande fortuna descuidada pelo clã Saul - a mulher do velho Samuel, Ursulina Leme Saul; onde viria a ser a Av. Paulista, teve um piquete de burros de posta [era concessionária do correio em Bragança Paulista] - além de ser herdeira da, hoje, maior atração turística daquela região, a "Pedra Grande" que era o nome da fazenda onde viviam.

 

Como ia dizendo, a Da. Cotinha, juntou o que restava e tratou de cuidar das filhas, uma meia dúzia, mandando todas pro colégio interno pra ajeitar bons casamentos no futuro... o macherio, largou pro campo pra aprenderem a pastar, assim meu velho não aproveitou nada daquela fortuna "quatrocentona". Até ter idade pra sentar praça, trabalhou no mato tirando madeira pra serraria, embora eu ache que ele já fazia isso antes do passamento dos velhos, de vez que estudou muito pouco numa casa de "letrados".

 

Enfim, trinta e picos de anos depois, vim a conhecer algumas das minhas tias paternas quando, de passagem rumo ao Uruguay, estiveram em Pelotas, na casa do irmão operário.

 

Meu pai, talvez por orgulho, pra que não fossemos pedir alguma boquinha ou tráfico de influência, nunca comentou que a irmã mais velha, Ismênia, era casada com o proprietário de um importante jornal paulistano. Eram "segundas núpcias" de ambos, somando já deviam andar pelos cento e alguns anos os dois, e não sei se houveram enredos com os herdeiros do tio Mesquita, que tinha pinta de velho gente boa, como os outros cunhados do Archimedes que faziam parte da 'entourage'. Todos eles,  gente com quem nunca mais falei, talvez por orgulho, pra nunca pedir coisa alguma, como, aliás, nunca pedi pra ninguém que não fosse meu pai, irmão ou filho.

 

Me marcou o fato do tio ter um Simca Rallie, preto e brilhante, bem como aqueles que eu namorava na revenda que ficava na esquina da minha casa. O velho Mesquita, muito legal como costumam ser os ricos quando querem agradar, inventou de me fazer comer uma bomba de creme, eu que nunca fui chegado em doce e já tinha jantado, não podia fazer uma desfeita e, diplomático, comi. 

 

Como eu disse antes, carro era coisa que eu namorava na revenda e ônibus urbano em Pelotas, nunca usávamos por não ter onde ir, não longe que justificasse ir de ônibus. Ao "prado", ver as carreiras, o pai não me levava pra não pegar o vício do jogo; ao cemitério em "finados", eu me negava...

 

Num trajeto de cinco quadras, do hotel deles até em casa, me mareei e a tal bomba deu volta. Mandei o 'Estadão' de volta pra São Paulo azedo, todo vomitado, morto de vergonha ainda tive que aguentar minha mãe e uma tia (pelo lado dela) me criticando para todo sempre: "Êta guri grosso!" me parece ouvir até hoje...

Se vê que diplomacia não viria a ser meu forte...
Abraços ... Ivan
 
-- 
- Saudações ovelheiras! -
Ivan Saul D.V.M. M.Sc.Vet. - Granja Po'A Porã - Hampshire Down
+(55)(41) 36341495 - +(55)(41) 78119436 - NEXTEL 55*14*586313 - SKYPE: granjapoapora
Caixa Postal: 1396 - CEP.: 83115970 - Contenda - São José dos Pinhais - Paraná - Brasil
Lat/Long: 25°42'43.00"S 49°09'15.55"W - Visite nosso Blog:
http://ivansaul.blogspot.com