sábado, 13 de julho de 2013

COLUNA DE FLÁVIO PEREIRA EM O SUL


Quem poderá nos ajudar?

 

Vale-tudo toma conta do cotidiano.

 

Os últimos dias estão consolidando uma situação que preocupa, na medida em que estamos nos acostumando a ver o descumprimento da lei por meia dúzia de desordeiros,e considerando normal ficarmos acuados, sem por sair para o trabalho,ou para outras atividades, por absoluta falta de garantia do antigo direito constitucional de ir e vir. A ausência do estado é flagrante na vida da maioria das pessoas. Não de todas, naturalmente. Há uma minoria que tudo pode.

 

 

Temos representantes?

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre invadida, é outro retrato dessa ausência de autoridade. Agravada ontem com a notícia de agressão ao presidente da Câmara de Porto Alegre, o vereador e médico Thiago Duerte,ele também omisso, por até agora não ter protagonizado qualquer providencia para preservar o legislativo. Muitas autoridades em todos os poderes, tratam de forma generosa estas agressões, acreditando que com isso serão preservadas pelos vândalos e criminosos. A agressão ao vereador demonstra que não é bem assim. E esse é o quadro: autoridades que juraram cumprir e respeitar a Constituição,de forma oportuna,esquivam-se dos seus deveres,preferindo ficar apenas com as benesses dos cargos que ocupam. Esta é a minha opinião.

 

Quem poderá nos ajudar?

Talvez, nos reste apenas recorrer ao embaixador de Porto Alegre para a Copa, o Quico. E pedir a ele que chame seu amigo,o Chapolim Colorado. Só nesse nível para comentar todo esse cenário...

 

Retorna a extração de areia no rio Jacuí A juíza Clarides Rahmeier, da Vara Federal Ambiental da capital autorizou ontem a retomada das atividades de extração de areia no Rio Jacuí, suspensas por liminar desde maio. Anteriormente, a juíza federal Vânia Hack de Almeida, titular da Vara Federal Ambiental de Porto Alegre, determinara em 15 de maio, a suspensão da extração de areia na margens do Rio Jacuí. A decisão então levou em conta o risco de dano irreparável ao meio ambiente caso a atividade seja mantida da forma como vem sendo praticada. “Resta flagrante para quem examina estes autos com acuidade que a degradação já perpetrada é de grande monta e possivelmente irreversível, ao menos em um espaço de tempo razoável”, destacou em maio,a magistrada.

 

Garantias para o  futuro

Para embasar a decisão de ontem, que vai liberar  a extração de areia no rio Jacuí, foram apresentadas propostas para a intensificação da fiscalização, como a contratação emergencial de 60 técnicos e a realização de concurso público para provimento de cargos na Fepam. Outra ação prometida ontem,  é o cercamento eletrônico, que permitirá maior controle sobre a atuação das dragas.

 

O chefe de gabinete do Chefe do Gabinete A informação circulou no blog do desembargador aposentado, o pecuarista e advogado militante Ruy Gessinger: “Contando ninguém acredita. Aspone de aspone só no Brasil mesmo!

O governo está inchado, e não só por causa dos 39 ministérios. Veja só um dos cargos que existe na hierarquia da nossa República: “chefe de gabinete do chefe de gabinete”. Aliás, será que o chefe de gabinete do chefe de gabinete também tem chefe de gabinete?

Pensam ainda que é brincadeira: Vejam:"

 

Diário Oficial da União (DOU) de 19/01/2011 CASA CIVIL PORTARIA N 239, DE 17 DE JANEIRO DE 2011 O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA , no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 1 do Decreto n 4.734, de 11 de junho de 2003, resolve NOMEAR ÁLVARO HENRIQUE BAGGIO, para exercer o cargo de Chefe de Gabinete do Chefe do Gabinete Pessoal da Presidenta da República, código DAS 101.5, ficando exonerado, a partir de 24 de janeiro de 2011, do que atualmente ocupa.