quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

DE TRIBUNAIS, GALAS E PROCEDIMENTOS: BELOS EXEMPLOS NO STJ.

Já atuei como juiz singular e, também, como integrante de Colegiados como no Tribunal de Alçada e, por fim, no Tribunal de Justiça, como Desembargador.
Quando ingressei no TJ estava em voga um certo populismo que abrogou o uso da toga. Lutei muito para que a Toga voltasse e hoje isso é quase regra.
Também sempre gostei da cerimônia e de uma certa formalidade, conquanto nunca me tenha negado a receber advogados e partes.
Na sessão da 3a. Turma do Superior Tribunal de Justiça em Brasília, ontem, mais uma vez  vi que bons ventos sopram na Justiça brasileira,
A começar pelo excelente nível de afabilidade desde a portaria , passando pelos elevadores e chegando aos meirinhos e funcionários.
A entrada dos ministros se faz a um só tempo, com gravidade e respeito, sendo que o público se levanta e só se assenta quando os magistrados o fazem.
Me alegrei muito com a desenvoltura com que o Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, atual Presidente da Turma, conduziu os trabalhos.
E a grande juíza, meticulosa, didática, profunda conhecedora do Direito, sensível, a Ministra Nancy Andrighi mais uma vez demonstrou, a todos quantos presentes estavam, em diversos julgamentos, como uma decisão deve ser didática e fruto da convicção pessoal do julgador.