quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MORREU TELMO LAURO MÜLLER


Depois daquela histeria burra ocorrida depois da guerra 39-45, quando os descendentes de alemães foram perseguidos e a língua alemã foi martirizada no Sul do país por mentes tacanhas, um dos que teve coragem de reerguer nossa destroçada cultura das cinzas foi o Prof. Telmo.
Ele ajudou a fundar aquele maravilhoso Museu de São Leopoldo e lutou pela reintrodução do alemão como segunda língua na região.
Eu tive a sorte de ter pais e avós que não se assustaram com os burros que proibiram falar alemão e, por isso, tenho a língua de Goethe como um presente que  me foi de incrível valia.
Pois o cavalheiro, o elegante, o erudito Professor Telmo se foi.
Dele guardo, entre todas, a seguinte lembrança. Era sábado, eu ainda morava em S. Leopoldo, fui comprar umas flores na calçada em frente à Casa Mena, na rua grande.  Ele me viu, cumprimentou e, conquanto falasse Hoch Deutsch ( alemão erudito), segredou-me em hunsrückisch:
- du  bist ein echta deutscha Mann  ( tu és um autêntico homem alemão).
Recebí como grande elogio. Sem embargo das atrocidades cometidas na guerra,de que a nação alemã se penitencia até hoje e o fará eternamente, o homem alemão sempre foi, em sua maioria, gentil e carinhoso, amante das artes.