quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

BARULHOS, FALTA DE RESPEITO - COMENTÁRIO DA PROFESSORA LISSI BENDER DA UNISC

A Lissi Bender morou na Alemanha. E é isso que a torna tão indignada. Eu também morei no Exterior e não me conformo com essa bagunça, essa baderna que é o Brasil. Por que não me mudo? Porque sou brasileiro e quero ajudar a mudar isso.
Eis o comentário da Lissi:
--------------------------------------------------------------------------------



Por falar em  em barulho, aquele advindo do desenvolvimento tecnológico  endeusamos–  carro com sons turbinados,  motos com cano de descarga aberta, alto-falantes aos berros, foguetes para comemorar cada chute do inter ou do grêmio. Propaganda no Radio e na TV aos berros … Tudo se aceita, mas não se aceita o canto de uma ave. Outro dia li no jornal alguém qualificando o barulho como sinônimo de progresso.  Progresso??? Progresso que subtrai qualidade de vida????. É sabido que barulho excessivo  adoece, ensurdece e mata. Não somente os próprios humanos mas também animais. Você sabia que pássaros morrem por parada cardíaca por causa do barulho de  foguetes e rojões? Você sabia que a audição de animais é muito maior que a nossa e que por isso são os que mais sofrem com o barulho de foguetes? Cães e aves são grandes vítimas dessa insanidade humana.



O alto-falante não cabe mais em nosso meio por desnecessário e  impositivo que é este aparato. Existem tantas  formas outras para nos informarmos, menos  impositivas. O radio, a internet ou a TV posso ligar se quero ouvir e desligar se não quero.  O jornal eu posso abrir ou não, conforme minhas necessidades sem importunar ninguém. Posso decidir se quero acessar ou não informação, mas a vozearia do auto-falante sou obrigada a ouvir.  Em sociedades mais organizadas não há espaço para esse tipo de poluição Sonora.

Aliás, falando em organizacao, poderia-se facilmente por um fim à farra dos foguetes em nosso meio. Bastaria proibir-se a venda desses artefatos sem uma autorização expedida pela prefeitura. Autorização esta que somente seria concedida mediante requerimento aprovado pelo poder executivo.  Para  aprovar um requerimento a prefeitura levaria em conta dados como: Motivo do foguetório, local e horário do estrondo.  Foguetório livre somente em na virada de ano. Todo requerimento encaminhado deveria ser taxado de um valor razoável independente de ser deferido ou não.  Fica aqui a dica para os municípios pobres, daria uma bela fonte de recursos para atacar outras frentes como a EDUCAÇÃO, cuja ineficiência promove absurdos com os quais vivemos em nossa sociedade - como por exemplo sensibilizar os humanos para o que realmente promove qualidade de vida e vida em sociedade.