quinta-feira, 23 de agosto de 2018

SOBRE A TRAGÉDIA EM SANTA CRUZ - UMA LÁGRIMA POR FRANCINE

Li, com muita satisfação, na Gazeta de segunda-feira, a notícia de que o professor Aldoir da Silva se propôs a dar aulas de defesa pessoal.
Não nasci ontem. Minha estrada foi longa. Cheia de espinhos. Mas as rosas também os têm. Conheci o crime de perto na minha vida. Já sofri um acidente e aí ví que a vida é um sopro e nada mais. É uma dádiva que o Criador nos deu, mas de maneira finita. O normal é se viver um determinado tempo e depois partir.
Mas pai e mãe sepultarem um filho ou uma filha é dor que transcende qualquer outra.
As mulheres de nosso tempo mudaram muito. Sei por causa de minhas filhas e netas.Igual, a maioria das mulheres vive num limbo de segurança pessoal, em todos os sentidos. Assédios, agressões, estupros, violações, feminicídios.
Daí que procurei ser realista. A mulher em geral não sabe se defender de agressões físicas. Desculpem-me se estou errado. Consegui convencer uma de minhas filhas, que é juíza de direito, a fazer cursos de defesa pessoal e frequentar lições de armamento e tiro. Eu mesmo, por ter cursado a Academia de Polícia, me safei de três assaltos. Ainda estava na ativa. Em todas essas tentativas me antecipei e só não entro em detalhes para não exacerbar as mentes do “ coitadismo”.Gente, os tempos mudaram! Há homens loucos, brutais, doentes, tarados, todos perambulando por aí. Alguns até sabem manejar uma arma. Mas técnicas de ataque e defesa pessoal a maioria não tem.
Veja-se o que acontece em alguns países como Israel: meninas e rapazes prontos , treinados para combater ataques terroristas. Nossa guerra civil está aí. A Polícia faz muito mais do que pode, mas a endemia criminosa é avassaladora.
Meu amigo: é muito bonito mandar a filhota para a academia e formar um corpo escultural, nada contra. Mas tua filhinha tem treinamento para evitar problemas cruciais, como ameaça de estupro? Não digo que isso evite o crime. Mas no desespero e gravidade da situação, o treinamento pode fazer a diferença.
Temos que , num momento caótico como esse, pensar em prioridades e encaminhar nossos filhos e netos a cursos de defesa pessoal e armamento e tiro.E isso tem que ser gratuito para quem não pode pagar.  Imediatamente. Falo em cursos licenciados , autorizados pelas autoridades.Um dia vocês vão me dar razão.
Do contrário vai acontecer como ocorreu com essa mártir chamada Francine.Vamos deixar de frequentar parques e jardins? Nunca. Mas estejamos espertos. Parabéns mestre Aldoir!
Choro de pena dessa menina indefesa.Uma lágrima por Francine.
( publicado em Gazeta do Sul)