quarta-feira, 29 de agosto de 2018

OS ENTREVISTADORES FORAM BUSCAR LÃ E SAIRAM TOSQUIADOS

Não me lembro ao certo de quantos júris presidi na minha vida. Fiquei fascinado pela arte da oratória bem concatenada.Lembro que, na época, eram só os tribunais que julgavam. Hoje em dia no Brasil as facções também julgam, condenam e executam. Parece que não admitem advogados de defesa.
Voltando.
Conheci advogados e promotores que eram feras num júri. Raciocinavam rápido, reagiam fulminantemente. Mas não é necessário ser advogado para ser um bom debatedor.
Pois ontem o senhor Bonner e sua acólita, a senhora Renata, pagaram um preço alto por sua inexperiência em debates. Do alto de sua tribuna na TV, liam textos e textos, sem terem contraponto. Rei e rainha do jornal nacional. 
Acontece que Bolsonaro , que de medroso ou assustado não tem nada, me lembrou do que é lei, tanto na guerra, quanto na escaramuça: revide imediato.
Bolsonaro deu duas estocadas " no mol da barriga" de seus inquisidores. Estocadas certeiras e mortais, que deixaram os dois com pressão zero em um segundo. Usou um estratagema fulminante: levou o  debate para as mazelas da Globo e para questões irrespondíveis, particulares, de seus confrontadores. A questão do nosso dinheiro para a Globo e a diferença de remuneração entre Bonner e Renata. O castelo de cartas ruiu.
Vamos ver como se param as coisas hoje.
Plim, plim.