quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ATENÇÃO MÉDIOS E PEQUENOS PECUARISTAS: LEIAM ESSA PEQUENA E VALIOSA LIÇÃO DO DR. CID KRAHN.JOVENS, MOSTREM AOS SEUS PAIS E AVÓS.



 

Bom dia, Dr.,

Vi e li, com satisfação, q os srs. adotaram a roçada dos campos antes da primavera, banindo a infausta "técnica" da queimada.

Primeiramente, meus parabéns, trata-se duma prática tecnicamente corretíssima.

Ñ sei se o sr. sabe, mas o gado, como nós, gosta de comer boa comida. No caso dos animais, se eles não estiverem confinados em áreas menores, irão percorrer o campo, diariamente, atrás dos melhores capins e outras plantas, tal como fazemos diante dum buffet em qualquer restaurante.

O que ocorre é q estas plantas, as preferidas por eles, acabam sendo eliminadas do campo, pois o gado irá percorrer o mesmo caminho todos os dias e comerá o rebrote das mesmas, impedindo que elas possam se recuperar, voltar a crescer e mesmo se multiplicar.

Bom por isso, elas acabam sendo dominadas por plantas que não são do agrado dos bichos e, como não são "incomodadas", crescem, se multiplicam e concorrerm "deslealmente" com os capíns/plantas mais palatáveis e nutritivas.

Em função disso, seu campo acaba cheio de "macegas" e plantas q ñ servem para os animais, fornecendo uma comida de baixa nutrição para os bichos.

Assim, uma das maneiras de "combater" este problema é o uso das roçadeiras, que permitem a rebrota das plantas de modo mais "parelho", sem a concorrência e sombreamento das que não nos interessam economicamente.

A outra forma, é implantar uma divisão de campos (cercas comuns ou elétricas) de modo q que os animais fiquem confinados numa área de tamenho suficiente para q eles possam se satisfazer e com prazo bem curtos de estadia em cada potreiro (2  ou 3 dias). Esta técnica induzirá os bichos a comer tudo o que estiver à vista (evidentemente eles vão primeiro comer o mais saboroso, mas depois a fome irá obrigá-los a comer as menos saborosas), impedindo que o boi volte a comer o rebrote das melhores (as mais palatáveis e nutritivas), permitindo que, no intervalo em que o campo fica em descanso (30, 40 ou até 60 dias) as plantas possam recuperar-se do pastoreio e o campo tenha um potencial cada vez  maior de nutrição dos animais (mais ganho/ha). Aliado a isto, ao estercar e urinar nestas áreas menores, haverá concentração deste "adubo orgânico" e gratuito que o gado fornece (entre urina e fezes cada animal "deixa" aproximadamente 23 kg de matéria/dia (é fácil fazer a conta do qto de adubo irá ser depositado a cada vez q os animais usarem um potreiro, basta multiplicar o nº de animais/dia x nº de dias, para saber o total depositado - para o ser ter uma noção, uns 20.000 kg/ha de esterco urina/ano é uma ótima adubação). Assim, se colocarmos, p.e., uma carga instantânea de 30 bois/há, teremos 1.320 kg de esterco urina em cada há de potreiro após 2 dias de ocupação. Se o rodízio puder ser feito numa média de um ciclo a cada 45 dias, teremos aproximadamente 8 ciclos anos, o que dará uma adubação de mais de 10.000 kg de adubo orgânico/há/ano.

Buenas, novamente, parabéns e desculpe a "viajada".

Cid Krahn