sexta-feira, 2 de setembro de 2016

AS CAMPANHAS POLÍTICAS MUDARAM E MUITO

Com o advento da mais recente legislação houve modificações significativas, mas a verdade é que o povo e os costumes também mudaram.
Me lembro, eu era criança e meu pai me levava aos comícios, na então pequena cidade de Santa Cruz, de onde sou natural, isso lá por 1955. As pessoas se juntavam para ver aqueles políticos famosos de que se ouvia falar pelo rádio.
Depois me lembrei do Comício em P. Alegre das " Diretas Já". Ainda se podia sair à noite em P. Alegre.
Hoje o que está acontecendo mais são os bloqueios ilegais de ruas e rodovias . E as pessoas estão, em grande parte, desiludidas.
Daí que os comícios sumiram das cidades médias e grandes.
Nalgumas pequenas persistem.
Hoje, o fato relevante das redes sociais tornou fácil e espraiada a comunicação espontânea e os minicomícios se fazem por essa via .
Ontem ouvi o debate entre os candidatos a prefeito de Santiago, transmitido pela rádio Santiago. Como  estava em P. Alegre, ouvi pela internet. Do meio para a frente os candidatos se soltaram mais, mas sempre com muita finesse e elegância. Todos os três.
Ao meu sentir o Guilherme Bonotto me pareceu o mais entusiasmado  e propositivo. E suas propostas encantam.