quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PECUÁRIA GESSINGER - APESAR DA DESTRUIÇÃO PELO TUFÃO, DO LIMÃO COM GOSTO AMARGO SE FEZ UMA DOCE LIMONADA




Quem segue este blog sabe que ocorreu um lamentável vendaval que destruiu horrores de galpões, derrubou árvores, causou danos, não só  na nossa estância, como na nossa  querida Unistalda Campeira em geral.
Que fizemos?Ficamos choramingando  pelos cantos?
Pacienciosamente fomos reconstruindo,pedra sobre pedra, caco por caco.
Queria compartilhar com vocês como procedemos em relação aos cochos de sal. Aos leigos conto que sem sal, ao menos na maior parte dos campos do mundo, é impossível criar gado. Nós, em cada invernada, tínhamos dois cochos.  Eram 60 coxos simples. Cada um ao preço de  mil e poucos reais, comprados na fábrica. Quase todos destruídos.
O que fizemos?
Das árvores derrubadas fizemos uma parceria com uma serraria e ficamos com a metade das tábuas e esteios. Dos zincos que voaram com o vento, usamos o que era possível para fazer o telhado dos  cochos. De tonéis de material sintético fizemos os receptáculos do sal, cortando-os ao meio.
Assim ao custo de 250 reais fizemos cochos novos. Todas as invernadas já terão , nos próximos dias, seus altaneiros cochos de sal, bem mais robustos  e com maior capacidade dos que foram destruídos.
Nosso pessoal da Gessinger tem têmpera de pau ferro.