quarta-feira, 15 de outubro de 2014

SAUDADE DOS MEUS PROFESSORES DO DIREITO DA UFRGS

Se tu, querido leitor, mimosa leitora, estiver meio inquieto/a hoje, então deixem para ler minha  post outra hora.
É que já nasci saudosista e apreciador das galas, das finesses, das cerimônias, dos bons modos e gostos, dos silêncios, das gratidões.
A começar, as salas de aula tinham um estrado.O professor ficava  lá em cima.  Meus professores sempre vinham de terno e gravata. Jamais  algum veio em mangas de camisa ( eta expressão antiga),  claro que de sapatos, jamais  usavam palavras chulas. 
Era um período jurássico.Imagina que a gente tinha estudado filosofia, latim, alguns tinham noções de grego. Acreditam que a gente estudava pelos livros?  que a gente começava a formar sua  própria biblioteca no primeiro ano da faculdade?
Mais: não se horrorizem! Nós tratávamos o professor por Senhor.
Alguns de nós iam de gravata para a aula, mas jamais de bermuda ou tênis.
Estudávamos até nos fins de semana.
Eu reverenciava todos meus professores como semi deuses. E , seguindo seus exemplos fui até mais ou  menos na vida. Entre meus contemporâneos de " illo tempore" saíram excelentes advogados, promotores, juízes, ministros, politicos e operadores do Direito em geral.
E aí? onde quero  chegar?
Nada, nada, só estou muito emotivo hoje.
deleta....