sexta-feira, 1 de agosto de 2014

ENCERRANDO O DEBATE - A OPINIÃO DE HERMES DUTRA




Vou meter a minha colher. Antes porém, algumas considerações que acho necessário, para tentar dar uma certa lógica na argumentação:

1. Essa mania que alguns tem de marcar na testa as pessoas, como neo-liberal, conservador, etc...etc..., na minha opinião não engrandece o debate. Na verdade, independente das nossas posições, não podemos condenar a opinião de alguém por defender esta ou aquela corrente;
2. Dizer que o PSDB e Fernando Henrique são neo-liberais, com todos o respeito é uma grande besteira. Se quisermos qualificá-los ( e isso para mim não é importante) o máximo que podíamos dizer é que são sociais democratas, com alguma tendência esquerdizante;
3. Dizer que os chamados regimes neo-liberais trouxeram miséria, etc...etc... é outra coisa que desqualifica quem afirma, pois todas as experiências de governo (repito TODAS) no mundo, tem demonstrado que o bem estar das pessoas e a garantia de liberdade de cada um só foi possivel nos chamados regimes liberais ou sociais democratas. No máximo podemos dizer que esses regimes foram menos piores que todos os outros, com dizia  Churchill.
4. Alguém imaginar que Cuba é um país onde impera a liberdade e as pessoas são felizes é opinião. Os fatos são outra coisa. Não condeno nem digo que a pessoa não tem o direito de achar que os regimes de esquerda são ótimos, que o povo tem liberdade etc...etc.. Repito: isso é opinião e todos tem o direito de tê-la. Dai a divulgar dizendo que é um paraiso, vai uma diferença quilométrica.

Dito isso, vamos a opinião do ilustre escritor, premio nobel da paz. Podemos achar que misturar futebol e política não é uma boa. Eu até acho isso. Mas não podemos é desqualificar a opinião de alguém porque juntou essa duas coisas. Vou deixar de lado o futebol e ficar na opinião  política. Não sou daqueles que a enxergam o PT como um ente do mal. Ao contrário, imaginei que o partido, quando surgiu, seria uma alternativa para nosso país. Não que concordasse com essa alternativa, mas na democracia a melhor defesa que podemos fazer da liberdade é defender o direito daqueles que pensam diferente de nós de poderem expressar sua opinião. Por isso, quano o PT ganhou a eleição, embora du tivesse sido derrotado, entendi que talvez fosse uma boa solução para o país. Até porque a alternância de mandatos, essencial em qualquer democracia, garantiria a correção de eventuais erros que tivessem sido cometidos pelo partido no poder.

Infelizmente o que vimos é outra coisa. Um governo que se acha onipoente e o partido principal que he dá sustentação se julga no direito de até fazer um lista negra de jornalistas que, segundo seu presidente, devem ir par a forca (aí a força de expressão é minha). Um governo que não aceita opinião contrará, dentro da máxima de nós ou eles. Isso é o fim do mundo, com todo o respeito aos que pensam diferente. Olhem a questão da política externa do país: Condenação sem piedade a Israel pela guerra no oriente médio e nenhuma palavra de condeção ao Putin que anexou a Crimeia na maior cara de pau e não vi nenhum petista defender a autodeterminação dos povos. Que se lixe a Ucrãnia, pois o Brasil não pode condenar o Putin por causa da reunião dos Brics que se realiza em nosso território.

Nosso ex-presidente que deveria guardar ao menos um pouco da liturgia do cargo que exerceu, infelizmente tem dado mostras que não estava preparado para o cargo que lhe foi dado pelo eleitores, e, muito menos está preparado para ser um ex-presidente. Aliás, como em qualquer pais que se preze, o ex-presidente deve ser uma referência para os nacionais em termos de valores. E o que vemos ? Você sabem. Mas também não adiante reclamar. Vamos ter que conviver por isso durante muitos e muitos anos.

Só que quando esses assumem o governo a coisa fica preta. O PT no poder fez algumas coisas. Mas infelizmente foi traido pelo seu projeto de poder. Para esse partido e uma boa parcela de seus filiados e simpatizantes, quem não é do partido não presta. Nessa linha, se os outros não prestam (é convicção mesmo que eles tem), então estão legitimados a fazer tudo para evita que os outros assumam o poder. E ai se vê o que acontece no Brasil de hoje. As alianças espurias, o não reconhecimento de decisões do judiciário (vide  o mensalão) etc.etc...

Por tudo isso, acho que o eleitor deve responder por isso nas eleições de outubro, porque no fim os responsáveis somos nós, que, queiramos ou não, com nossa participação ou omissão, decidimos o que vai acontecer no Brasil.

Me associo ao ilustre dessembargador e convido  todos a orar. Pois se  as coisas não mudarem, pobre dos nossos netos e bisnetos (pois nosso filhos já estão com o futuro comprometidos). E não se trata de ojeriza ao PT. Trata-se de avaliar a realidade com certo grau de responsabilidade e com poucas paixões políticas (pois é impossível avaliar sem paixão política).

Abaços a todos e que o bom Deus nos proteja (inclusive os petistas e suas familias)

Hermes Dutra