quarta-feira, 6 de novembro de 2013

HONROSO CONVITE DE URUGUAIANA, A ILHA DE PROSPERIDADE

Allapucha que eu adoro Uruguaiana. Quando se deu a minha " formatura" de ginásio ( 1. grau) nossa turma foi de trem de Santa Cruz, Ramiz Galvão a Uruguaiana. Dias inesquecíveis.
Mais tarde fui indo e voltando. Porém tendo conhecido o Fernando Alves, aproximei-me ainda mais. Isso sem falar nas feiras.
Uruguaiana é tudo de bom, é charmosa, é fashion, é elegante, é fina.
Sabe como é: fui criado no meio de pianos e violinos e sou muito mimoso, portanto adoro o que é fino e de bom gosto.
Aí vai o mail que acabo de receber do Fernando,


"Paisano Ruy,

 


Agora TENS que voltar a Uruguaiana: vai sair a 37a. Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul! (Te espero na Confraria Funcho no sábado 7/12, ao meio dia.)

De 05 a 08 de dezembro, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, antigo Cine Pampa, onde, em 08/12/1971, se realizou a primeira Califórnia, renasce o maior dos festivais – nascido do sonho de Colmar Duarte, 81 anos, firme e forte e que esteve ontem no lançamento, marcando o fim de um tempo de desarmonia e ciumeiras que fez com que ficássemos sem o festival desde 2009. (Henrique de Freitas Lima, promotor de Justiça, também foi dos pioneiros.)

Mas não é só. Lembras que te contei de um centro de alta complexidade em Cardiologia fechado havia mais de dois anos na Santa Casa aqui? Pois, hoje cedo, o prefeito Luiz Augusto Schneider assinou o contrato  (como anuente, já que a máquina de Hemodinâmica é do Município). Atendimento prioritário a pacientes do SUS foi a condição sua sine qua non. Aceitaram, me refiro à Santa Casa e à empresa INCAR, liderada por um pupilo de ninguém menos que Ivo Nesralla, o Dr. Fabio Motta. Sabes o que é mais interessante, Ruy? Que tudo aconteceu pelo pulso firme duma juíza de Direito, a Dra. Michele Wolters, que, quando decretou a intervenção do hospital, mandou que o interventor  tomasse todas as medidas para fazer funcionar o Serviço. Podia ter lavado as mãos e ficado com o feijão-com-arroz, já que a intervenção tem caráter provisório, mas não!

Aliás, as mulheres são responsáveis pelas grandes conquistas deste governo! Carla Comerlato Jardim, reitora do Instituto Federal Farroupilha, aos 28 dias do mandato, veio aqui e manifestou ao prefeito Schneider desejo antigo de que Uruguaiana tivesse uma unidade do IFF (mais uns dias e vai funcionar, em 'area cedida pelo Município)! E Ulrika Arns, reitora da UNIPAMPA, nos assegurou aquela conquista  que vai mudar o perfil sócio-econômico de Uruguaiana a partir de 2016: o curso de Medicina.  Veio aqui em fevereiro e disse ao prefeito que, para não sonhar à toa com a Medicina,  investisse em Saúde Básica, aquela que atende o povão nos postinhos, que o pessoal de Brasilia ia gostar e isso ia nos credenciar para o modelo de faculdade que a Dilma quer. Nao deu outra: quando saiu o MAIS MEDICOS, corremos na frente e conquistamos 19 profissionais. Perdemos só pra Porto Alegre, que tem 20 e poucos. Te mete!

 

 

Grande abraço,

 

 

Fernando Alves