segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

LA DOLCE VITA

Há muitos anos,quando jovem juiz, conheci um general que me segredava que tudo o que ele queria era se mudar de volta para o Rio de Janeiro. Lá sim havia de um tudo, desde sol até todo o tipo de frutas. Falar nisso, quando assumi a Comarca de Horizontina, coisa mais difícil era conseguir uma fruta.
Quando fiz minha primeira viagem ao Rio para assistir Flamengo e Inter, vitória do Fla com gol de Fio Maravilha,constatei que o Rio era, mesmo, tudo aquilo. Não havia tanta criminalidade como agora.
Mas  o  que eu queria mesmo era falar em Xangri La que, com o  novo e futuro prefeito, deve dar um salto.
Começa pelo clima oceânico que é tudo de bom. Nunca há aquela canícula e, no inverno, jamais aquele geadão de matar até atleta.
Quem é de longe e só vai para a praia por uns diazinhos não tem idéia do que é uma cidade litorânea, mormente uma, como Xangri La e Atlântida, preparada, planejada e não surgida de um vilarejo. Seu mundo não se cinge ao Hotel, praia, restaurante, hotel.
O  ruim antigamente era que nas " praias" faltava muita coisa e tinha-se que arrastar TVs e essas coisas para lá e para cá. Hoje as grandes redes de lojas e supermercados, revendas de carros, estão presentes e você  deixa tudo na casa da praia, pois o sistema e segurança privada funciona mesmo.
Agora, decidido a gozar um pouco mais a graça que Deus  me deu de ter tido sorte e saúde, tenho passado muito tempo no que chamo de meu refúgio.
Não sabia e talvez vocês não acreditem: Xangri La, proporcionalmente, talvez tenha o maior número de quadras de tênis do MUNDO. Com efeito, são inúmeros condomínios de luxo, talvez mais de 100, todos com um conjunto grande de quadras, tanto cobertas como ao ar livre. Em todos esses condomínios há instrutores. Se você não tiver com quem jogar, paga um instrutor  e joga com ele.
Também o golfe, esporte que só existe em cidades raras, como P. Alegre, Livramento, Canela, Santa Cruz, abunda em Xangri La.
Um colega advogado, de nacionalidae alemã me disse um dia:
- sei que és fanático por tênis que é  um esporte que se pode jogar até os cem anos. Mas o dia que jogares golfe, vais ver.
Esta semana já vou visitar um " field" e, conforme o caso, iniciarei as aulas.
Enquanto isso, rádio e TV desligados e muita leitura de livros, nada de conversas complicadas e muito convívio prazeroso.
Desejo uma boa semana a todos
( pelas notícias que me vêm, o pessoal na estância está eufórico com as belas chuvas na Unistalda. )
Agora em janeiro meu capataz Luiz César virá passar uns dias conosco aqui no Litoral, com sua família. Eu sei como é:  no quinto dia ele  vai querer voltar por que na cidade lhe ardem os olhos, hehehe. Mas enquanto isso enlouqueceremos os bons vizinhos com o cheirinho do cordeiro assado.