quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A PROPÓSITO DO PERÍODO SABÁTICO - por LISSI BENDER


os pobres lutam contra a obesidade, pois se alimentam mal dada sua carência financeira”; se os da “classe média baixa lutam quais caranguejos para ter sua TV mil polegadas e viajar para a Disney”; se os da “ média média querem comprar sua BMW e os ricos  não podem parar se não a bicicleta de ouro cai no chão”, isso vem a confirmar minha situação neste mundo em que vivo, a de Außenseiter,estranho , de ser humano que vive à margem dos grandes desejos que movem multidões. Não consigo me enquadrar em nenhuma classe descrita por ti, vivo  jenseits,além das grandes ambições que dominam nossa sociedade. Talvez isso explique por que tantas coisas que arrebatam multidões, não conseguem me entusiasmar. E cá estou a me questionar o que me move, o que me entusiasma afinal? O que para mim faz a vida neste mundo ser merecedora de ser vivida, cada gota, cada instante? Muitos motivos, aber unerlässlich, imprescindível é:

Um poema a tocar minha alma – o gotejar da chuva sobre as folhas das árvores e em minha janela –  misteriosos dias cinzentos – o verde exuberante que brota em cada primavera – uma coruja que me acorda à noite com seu canto solitário – o corjeio dos pássaros ao alvorecer – sabor de frutas suculentas junto às árvores do pomar – a exuberância e o perfume das flores – prados floridos – florestas escuras – o crepúsculo a se desenhar no horizonte – a migração das nuvens e das aves no céu - contemplação do mar de estrelas no firmamento à noite –  a visão de infinitude por sobre o mar – passeios solitários na praia com os pés submersos na água – viagens para mergulhar  em diferentes mundos naturais e culturais – a língua de meus antepassados – banho em água morna e perfumada – contos de fadas – um bom filme – suaves melodias – um cálice de vinho ou de champanhe – café com leite  sem açúcar – um pão quentinho saindo do forno – o crepitar das brasas e a luz das chamas na lareira –
( EM ALEMÃO, veja abaixo e se apaixone pela beleza da língua)
Ein empfindsames Gedicht – Regentropfen auf Blätter und ans Fenster – geheimnisvolle graue Tage - frisches saftiges Grün im Frühling – Eine Eule, die mich in der Nacht wachsingt - Vogelgezwitscher im Morgengrauen –  saftige Früchte am Baum genießen – die Pracht und Duft von Blumen – Blumen Wiese – dunkle Wälder -  die Abenddämmerung –  der Zug von Wolken und Vögel am Himmel – das Himmelzelt in der Nacht voll Sterne – Blick auf die unendliche Weite des Meeres –  einsamer Strandspaziergang – Reisen in Natur und Kulturwelt – die Sprache meiner Vorfahren – warmer duftiger Bad in der Wanne – Erzählungen – Märchen – ein guter Film – sanfte Melodien - ein guter Tropfen Wein  oder Sekt – Kaffee mit Milch ohne Zucker – warmes Brot frisch aus dem Ofen – die Glut und Flamen im Kamin –