quinta-feira, 25 de agosto de 2011

LEGALIDADE ou de como a História muda com o tempo

Às vezes me parece que isso de Partido Político no Brasil é semelhante a preferência clubística. E como todos nós, menos tu e eu, caro leitor, cara leitora, somos meio débeis mentais, a gente tende a ser mais CONTRA  nossos adversários do que a favor de nossos ditos ideais.
Descendo de uma família que era nitidamente anti- PTB ( dos anos 50 e 60). Do PTB eram os " brasileiros", os caras que ganhavam emprego nos Correios e Telégrafos, os da Coletoria, os que mamavam nas cuecas do Getúlio ( Ama com fé e orgulho, as cuecas do Getúlio). Bacanas eram os do PSD ( depois Arena, depois PP), mais UDN, etc.
Conquanto houvesse esse nítido sentimento de aversão pelos " brasileiros", que eram " preguiçosos" ( Santa Cruz era um exemplo de pujança ante a " decadente" Rio Pardo; para ver como isso era irrespondível para uma criança como eu) .
Na legalidade eu tinha 15 anos e torcia furiosamente CONTRA  o Brizola e maldizia aquele General que estava ao lado dele.
O fanatismo se ancora em um monte de meias verdades que nos convencem. A História não conta tudo.
A Legalidade não era tão uníssona assim como parece hoje ter sido ontem. Sou um homem de idéias libertárias.  Queria contar  diferente do que contei  . Desculpem.