domingo, 29 de maio de 2011

DICAS DO DES. FOERSTER PARA MINHA ÁSPERA VILEGIATURA EM TERRAS GERMÂNICAS

Ruy et ,


então vais passar pela Alemanha, mesmo assim !


Essas localidades geminadas como <Zeltingen-Rachtig> junto ao Rio Mosela, como por ti referidas,
lembram-me outras 02 (duas) e que dessas mencionadas sequer distam muito.
Refiro-me a <Traben-Trarbach> e <Idar-Oberstein>; desta região, pode-se dizer com toda a firmeza,
saem os melhores vinhos Riesling, da Alemanha, ao menos; mas como ainda não saí da meninice,
aprecio mais os  Spaetlese  { l e v e m e n t e  d o c e s }  e que ainda devem ter grafado no
rótulo da garrafa -  especificamente  -  m i t  P r e d i k a t ,
e, com isso, a evidenciar que se trata de vinho ( branco, claro ) - realmente - de muito boa qualidade.
Quer saber com quem aprendi esse detalhe bem valioso ? É, nada mais, nada menos do que com o
saudoso Flávio Alcaraz Gomes !
....
Rudyzinho, podes pensar que seja miudice minha, mas garanto que não o é ! Queres saber onde me
hospedo quando lá me encontro ( e com meus afetos ) ? Justo nas DJH* ( albergues) ! Por que ?
Não porque sejam alojamentos aparentemente mais baratos; é que nestes locais que se consegue
comer bem e até ser muito bem recepcionado e alojado!
E por que ? Porque as DJH são muitas e já existem há mais de 100 (cem) anos e foram concebidas para a
juventude poder se deslocar e alojar de modo mais seguro e conveniente; modernamente, em terras germânicas,
esse conceito de juventude se alargou e de modo que já se percebeu que o convivio entre jovens e adultos (seniores),
 interagindo, vem a ser salutar para ambas as gerações; e - em realidade - já comprovei isso, pessoalmente !
Outro detalhe, na maciça maioria deles, albergues, existem quartos destinados às famílias, de modo que não é
preciso pernoitar com toda a turma de meninos e meninas e que ali se abrigam; a única coisa que acontece,
é que as refeições são feitas em conjunto! E as comidas - salvo raríssimas exceções - são de excelente qualidade!
Essa interação entre gerações diversas - já comprovado - são muito proveitosas; mas bem claro, desde que se queira
vivenciar com esse tipo de alemoada ( no bom sentido! )
* Deutsche Jugend Herberge ( e que já são - hodiernamente - classificados por estrela[s], tal qual já se dá com os hotéis).
Enfim, . . .


Don  Alfredo Foerster.


P S: Já sei , Ruyzinho, estarás - no período - incomunicável !
       G u t e   R  e  i  s  e    u.   machs  gut.
------
Caríssimo Foerster:
sou inteligente demais  ( é o que minha mãezinha me diz) para fazer a loucura de ser com o os novos ricos, que se hospedam em finíssimos hotéis em Miami e na Disney.
Eu sou eu e  minhas circunstâncias: me basta  um copo e vinho, pão e uma Wurst. Para dormir, uma cama limpinha . Para conviver, gente interessante.
Gracias, meu irmão Foerster!