terça-feira, 24 de maio de 2011

CONTRADIÇÕES, PERPLEXIDADES, CONSTATAÇÕES: A VERDADE É MUTANTE E FUGAZ

Choquei-me com um mail enviado pelo " Lourinho" ( é assim que chamo carinhosamente meu amigo João Lemes, que deveria ter seguido a carreira de foot ball player): água. A água está terminando. E é verdade. Vejam o Rio Santa Maria, que passa ao lado de Rosário: é um filete. Vejam lá na várzea do Toropi, um filete.
Será que o pessoal de Jaguari e Santiago dá valor ao rio que passa ali em Ernesto Alves, tão límpido?
Vocês já foram em Maceió? As praias  regorgitam pets, lixo, plástico. Já foram na Pousada do Rio Quente? Já foi lindo: as latinhas de cerveja passam boiando.
Corta, a câmera fechando no meu rosto ( de preferência nos meus oinhos azúis...)
- a metade sul do Rs está estagnada...
Corta para nossa turma indo carregar umas vacas gordas , trazendo a tropa  campofora. Varamos várias sangas com água cristalina, tão cristalina como garanto que 99 % da população mundial nunca viu e nem nunca verá.
Água clara como nos campos de Unistalda não existe no mundo, nem no Tirol, nem no Alabama, nem no Alaska. Nem na Europa, França e Bahia.
Os cuscos tomam um banho, bebem dessa água que nunca viu agrotóxico e nós seguimos tangendo as vacas verdes, que só se alimentam de  pasto do Bioma Pampa.
será que isso não vai valer um dia?
Será que isso não vale mais do que chaminés de fábrica?
Estou voltando a P. Alegre. Seu Lelo me abana. Ele é mais feliz que o Strauss aquele que, antes de atacar, devia ter dado  " ein Blumenstrauss" para a moça.
Se é que me entendem....