terça-feira, 20 de outubro de 2020

A TRISTE HISTÓRIA DOS 20 COMBATENTES MORTOS EM LAGOÃO

 

                  
  A TRISTE HISTÓRIA DOS 20 COMBATENTES MORTOS EM LAGOÃO  

Mais um dia de finados se aproxima e com ele histórias pitorescas envolvendo nossos mortos, ganham forma e insistem em permear e povoar o imaginário popular, como essa agora descrita:

Lagoão, distrito de Soledade-RS, corria o ano de 1893, que seria um dos mais sangrentos já presenciado pelo simples povoado de estancieiros, em sua maioria, imigrantes lusos, habitado por poucas casas, ranchos cobertos com capim e algumas casas comerciais. Por esses belos e misteriosos campos gaúchos ardia a Revolução Federalista de 93, as almas ali sobreviventes, ainda lembravam com medo e pavor os episódios violentos presenciados no ano de 1839, onde num ermo campo de Lagoão, que ficou conhecido como " Rincão da Mortandande", 12  jovens foram mortos degolados, pois se negaram ter que abandonar suas casas para lutar na Revolução de 1835, tal cena ainda é lembrada pelo umbral do tempo, como uma das mais brutais que a antiga Soledade já viveu.

No entanto, outra triste história real envolvendo jovens corajosos da região, membros que lutavam em uma "força" de 400 homens, liderados pelo Coronel Camilo Pinto de Moraes, marcaria tragicamente os verdes campos de Lagoão.  Quando o General Gomercindo Saraiva, chefe supremo das forças revolucionárias passou por Soledade, alguns destemidos membros do grupo, acompanharam ele até o fatal Carovi, em cujos campos, da lendária fronteira gaúcha, o famoso caudilho foi atingido pelas balas fatais que o vitimaram. Com a morte do bravo General, estava perdida a Revolução. As forças federalistas de Lagoão e Soledade puseram-se em retirada. Já haviam assinado a paz, notícia, que pelas deficiências da comunicação da época, não tinham chegado ao conhecimento das lideranças locais. Eis então um novo combate, regado com muito sangue, travado nos despovoados campos da região, onde tombam fatalmente o Coronel Camilo, junto com mais de 20 jovens recrutas, filhos dos moradores do povoado, que amanheceria tomado por luto e medo de novos conflitos.

Mas a pior parte de toda esta barbárie histórica, foi que membros das forças opositoras aos mortos, não permitiram que as famílias velassem seus entes tombados, como mais uma fúnebre vingança, assim, os 20 jovens assassinados foram todos jogados em uma enorme vala comum, um amontoado ao lado do outro, sendo o valente líder Camilo, o último a ser lançado à cova fria, para sua funesta sorte, pois depois que os oponentes deixaram o campo de batalha, após efetuarem macabra cena, seus familiares retiram o mesmo da cova e trataram de enterrá-lo, com as devidas honras, no cemitério local, necrópole histórica com mais de 200 anos, ainda existente, bem como sua imponente lápide ainda resiste, só que praticamente abandonada.

Quanto aos 20 bravos moços ali sepultados todos juntos, as famílias decidiram deixar os mesmos onde haviam sido enterrados, embora tristes e abalados com a cena brutal  presenciada, conformavam-se que haviam morrido defendendo seu pampa e sua gente. Lá, puseram 20 cruzes, dizem que uma delas, feita em madeira de cedro, brotou e deu vida a uma enorme árvore, que tombou há pouco tempo, depois apenas uma lápide ergueram lá, em homenagem aos soldados mortos. Por anos o local foi venerado, no dia de finados, rezas ali ecoavam e dezenas de velas queimaram à iluminar as almas dos revolucionários. O local da tragédia que ainda pertence aos herdeiros de Miguel Vieira, por anos foi preservado pelo meu avô Riél, que em virtude de morar na sede dos avós, sempre que podia limpava o local, restaurava a cerca de arame farpado, que protegeu por longo tempo o lugar santo.     

Hoje, passados quase 130 anos do triste fato, resta ainda a quase indecifrável lápide esculpida na pedra bruta, já tombada, corroída pelo tempo, fenecendo no alto da coxilha, praticamente nem mais notada por quem passa na estrada geral, que liga Sobradinho até Soledade, passando por Lagoão, pisada pelos cascos dos animais que ali rondam, jaz à sombra de uma açoitada pitangueira que ainda resiste bravamente, tal qual a alma dos jovens soldados mortos, sendo testemunha de uma história infeliz, mas que é nossa, forjada com sangue revolucionário, escrita e rememorada para jamais ser esquecida, nesse dia de finados, onde os mortos para sempre devem ser lembrados e acima de tudo, respeitados. Que descansem em paz!