sábado, 26 de outubro de 2013

CURTINDO MEU SÓTÃO, ORGANIZO MEUS LIVROS NO REFÚGIO PRAIANO






Minha filhota Milène, que é Juíza em Tramandaí, mas é minha vizinha de casa em X. La, andou esquiando com seu marido nos Andes. De lá me trouxe  um dicionário da língua Mapuche ( ainda falada na Argentina e no Chile). É o Diccionario Mapudungun - Español.
Espero que não lhes pareça imodéstia, mas tenho gosto especial por línguas. A primeira que aprendi foi alemão, até os 5 anos. Depois fui ao colégio em Santa Cruz, onde aprendi o português. Em seguida, tive 5 anos de francês, 7 de latim, 7 de inglês, um de grego clássico, um de italiano. Em alemão frequentei o Goethe Institut depois de adulto.
Também me interessei por outras línguas, como o holandês, o guarany e o tupy.
Aqui na praia reservei o sótão, muito lindo e organizado, com  duas grandes áreas externas, para ser minha biblioteca.
E hoje, nesse lindo dia chuvoso, me comprazo em dar uma bela olhada nessa língua interessante e quase perdida dos Mapuches.
Desejo a todos vocês muita alegria nesses belos dias de chuva .