domingo, 6 de outubro de 2013

AS DUNAS DE X LA - TÁ RENDENDO



jorge loeffler

 esse assunto é bastante interessante e sério, pois no planejamento original do balneário XLA haveria uma quadra livre em toda sua extensão tal como na frente da colônia de férias da CEEE e onde havia o hotel. Ocorre que integrávamos o território de Osório e os vereadores de lá à época negociaram com o loteador liberando todas as quadras, exceto as duas já citadas à venda de lotes. Com isto as quadras mais afastadas do mar foram abandonadas e ocupadas irregularmente o que até hoje trás sérios problemas à Prefeitura e invasores.
Como se pode observar nesse quase meio século a qualificação de vereadores não evolui praticamente. E se não for retirado o subsidio de vereadores de cidades com menos de 80.000 habitantes nada irá mudar, pois salário de R$ 5.500,00 a quem nem mesmo precise provar haver concluído o ensino fundamental é altamente atrativo. Se suprimido tal salário por certo pessoas realmente qualificadas e dispostas a serem úteis à coletividade irão ocupar tais cargos e assim oferecendo experiência acumulada por uma vida inteira.
Hoje a vereadora Bebel (arquiteta) faz um trabalho com o Instituto dos Arquitetos do Brasil que não terá custo algum ao erário e vai apontar o que pode ser feito nos cerca de 16 km de beira mar que temos para darmos à mesma feições dignas de um mundo civilizado.

-----------------------

SOLON SOARES

Pois não é que foram terraplanadas? Houve um prefeito, ainda no tempo que eramos colonia de Osorio, que aplainou, usando a areia para aterro. A praia ficou lisa, reta, sem qualquer graça. Aí se colocou as velhas esteiras de tiririca, para fazer a contenção. Os porteiros da plataforma cuidavam, e lentamente foi se recuperando a forma original, com as linhas suaves e fugazes das dunas . O tempo fixou com vegetação, e hoje Atlantida tem lindas dunas, tuco tucos, corujas, margarida das dunas, o meu neto desce com o sand board, as crianças adoram este playground natural , um dia ainda vamos ter uma guarda das áreas de preservação natural, para legar os que ainda vão perceber a beleza que vem da natureza. Até porque natureza é que nem mulher, a gente não tem que entende-las. Mas ama-las com toda a alma.
--------------------------------------
IRMÃ ROBERTA - MOSTEIRO DE S. CRUZ

Os lugares são bonitos como eles são naturalmente. Nós é que precisamos aprender a apreciar. Sambaquis são maravilhosos!