domingo, 6 de outubro de 2013

COLUNA DE FLÁVIO PEREIRA


Bases do PDT reforçam tese da candidatura própria ao governo.

 

Encontro final será dia 14 em Porto Alegre.

 

 

Os encontros regionais do PDT neste final de semana em Santo Augusto, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, reafirmaram a tendência dominante até aqui: o lançamento de candidatura própria ao governo do Estado em 2014. Até o dia 14 o PDT finaliza o calendário de 38 encontros regionais programados para definir a posição da legenda. No dia 10, em Canela, serão concluídos os encontros do interior do Estado, e no dia 14, em Porto Alegre, a última reunião das 38 iniciadas em abril vai concentrar as 10 zonais do Diretório Metropolitano da Capital. Até o final de novembro, conforme deliberação da executiva esta semana, uma pré-convenção estadual vai indicar os rumos do PDT na eleição de 2014.

 

Candidatura e apoio a Tarso

Dentro do PDT, há quem entenda que,seja qual for a decisão em relação a 2014, o apoio à atual gestão do governador Tarso Genro (PT) não estaria em debate. A presença do PDT na base de apoio do governo é considerada importante pelo próprio governador,depois que o PSB retirou-se do governo e deixou de integrar a base de apoio na Assembléia Legislativa.

 

Base ameaçada

Além de ter perdido o apoio de três deputados do PSB,o governo não conta com o apoio  de dois deputados do PTB: Marcelo Moraes,e Cássia Carpes. Este, no final de semana filiou-se ao Solidariedade. Assim,crescem de importancia  para o governo os votos fiéis do PCdoB e do PRB – um voto cada – e os sete da bancada do PDT.

 

 

Recadastramento eleitoral

Começa hoje o recadastramento biométrico determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral nos municípios gaúchos de Silveira Martins,Jacuizinho,Sério, Putinga e Nova Boa Vista. Estes municípios possuem numero de eleitores muito próximo do numero de eleitores. Até o final deste processo, 185 municípios do Rio Grande do Sul vão revisar os dados e coletar foto e impressão digital dos eleitores para garantir um voto mais seguro.

 

Simon considera suspeito leilão de Libra O senador Pedro Simon (PMDB) não usa meias palavras em relação ao leilão do Campo de Libra, localizado na camada do Pré-Sal na Bacia de Santos: “o Congresso precisa atentar para a realização de um leilão sob suspeita “. Ele sugere a suspensão do leilão e chama a atenção para o fato de o Campo de Libra ter potencial de reserva entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris, o que poderia quase dobrar o potencial do Brasil no setor. O senador aponta que o governo não realiza leilão no setor desde 2008 e, de repente, “decide pisar no acelerador”. O momento, segundo Simon, sugere que “seria prudente” o adiamento do leilão.  Ele sugere a realização de uma audiência pública ou uma sessão temática para discutir o assunto.