sexta-feira, 3 de maio de 2013

RELEXÕES ANTE O MAR




Será que me engano ou nos últimos anos o mar azul e calmo se transmudou de Santa Catarina para o Litoral Norte do RGS?  De há muito não vejo aquele " chocolate". Até quando mar está revolto, as cores são o azul e o branco.
Como já disse antes, a cada mês que passa aumenta de 50 kms o trajeto entre P. Alegre e minha fazenda. Permanecer lá é prazeiroso; o trajeto me é penoso. Ao revés, os 90 minutos que me separam de Xangri são feitos num zás, com uma autoestrada deslumbrante.
Sempre venho às 6as. feiras e só me vou na 2a., isso se tiver um compromisso.
Aos poucos vou descobrindo os círculos impressentidos para um observador descuidado. Há a turma do pão quente às 7,30 no Avenida; os pescadores das 5 ou 6 da manhã; os caminhadores, os tenistas.
O mar nunca é o mesmo ( sim, é um truísmo). Ali estão reunidas gotinhas de água de todas as partes da Terra. Ali está a mãe de todas as mães da Natureza.
Sejamos silenciosos, respeitosos e prudentes ante o mar.