quarta-feira, 22 de maio de 2013

ABRINDO OS BAÚS - A VEZ DE IVAN SAUL


Há algum tempo venho pensando em pedir ao Ruy que entregue um abraço meu ao Antonio Augusto Fagundes. Difícil seria contar a história de como [e quando] nos conhecemos surge agora a oportunidade, pela citação do Ivanhoé e pela "Comissão da Verdade Romântica" ora instalada neste fórum.

 

Nos idos de 1985, início de janeiro, viajamos "de'a cavalo" até Piratini para o Congresso Tradicionalista do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha, eu e mais dois companheiros desde Pelotas, fazendo um grande desvio por Canguçu onde encontramos, para seguir viagem em conjunto, o Nico e uma grande comitiva vinda da capital [de auto]. Vinham aí Gilberto Monteiro [com uma canção inédita - "Pra Ti Guria" - que tive a honra de escutar antes de ser gravada], Lucio Yanel, Carlinhos Castilho, e assim vai... todos, naquela época [esta viagem foi a semente das grandes cavalgadas feitas posteriormente pelos Cavaleiros da Paz], "muito acostumados" ao lombo do cavalo, mas esta é uma história que o próprio Nico deve contar - se é que já não contou e eu não fiquei sabendo.

 

Aquele foi um tempo em que este humilde servidor de Vossas Senhorias, vagou um bom bocado pelas paisagens do extemo sul [se vê que minha aventura não envolve a Floresta Negra ou a Europa, nem mesmo a vizinha e europeia Montevideo]. Por pobre, purista e, simplesmente, pela 'gauchada', andei muito à cavalo e solitário, levando somente o que pudesse carregar.

 

Voltando ao 'causo', pro tal Congresso Tradicionalista, vieram delegações internacionais e 'invernadas artísticas', foi uma grande festa... onde conheci uma cordobesa loirinha de ascendência germânica - pero argentina hasta el alma, todavia! - linda e doce como um pêssego que amadurece 'por parelho' e dá até pena de morder. Que semana aquela!!!

 

Por sinal que, depois tive uma potra tordilha, miúda e linda como Los Amores, a quem chamei Cordobesa, que andou pertinho de acabar com a minha raça numa 'boleada de má intenção' em que me caiu por cima.

 

Bueno, ambas tiveram que ir-se, ficaram, bem lá no fundo do baú, só a lembrança e - como uma dorzinha fina, daquelas que a gente esquece mas, ao acaso, reaparece ali no mesmo lugar - um desejo de saber como poderia ter sido se a égua se domasse, se o pêssego não tivesse caroço...

 

Torcendo para que, com esta história de amores, os pontos recentemente perdidos, na avaliação do meu Estágio Probatório como membro efetivo desta ilustre Confraria, tenham sido compensados, respeitosamente os saúdo. Ivan

 




 

--
- Saudações ovelheiras! -

Ivan Saul D.V.M. M.Sc.Vet. - Granja Po'A Porã - Hampshire Down
+(55)(41) 36341495 - +(55)(41) 78119436 - NEXTEL 55*14*586313 - SKYPE: granjapoapora
Caixa Postal: 1396 - CEP.: 83115970 - Contenda - São José dos Pinhais - Paraná - Brasil
Lat/Long: 25°42'43.00"S 49°09'15.55"W - Visite nosso Blog:
http://ivansaul.blogspot.com