quarta-feira, 8 de maio de 2013

MAIL DE IRMÃ ROBERTA - MONJA BENEDITINA

Não tenho a honra de conhecer a Irmã Roberta pessoalmente. Mas somos amigos e trocamos mails.
Querem ver onde ela mora?

http://www.mosteirotrindade.com.br/sitio/quemsomos.php

Hoje ela me mandou uma linda carta eletrônica:

Querido Herr Gessinger,

 estava sentada em meu posto de sentinela do mosteiro, contemplando a paisagem do Vale do Rio Pardinho que se descortina de nossa varanda. Meu olhar seguia o contorno das montanhas  contemplando a beleza da Criação.

Eis que meu amigo Gustav, o quero-quero falante, aproximou-se de mim cautelosamente e propôs:

- Dou um doce pelos teus pensamentos...

- Gustav, meu querido, estava pensando na conversa que Herr Gessinger teve com uma ave marinha, na qual concluíram que quando o ser humano quer se fazer como os deuses, ele não ama a natureza, ao contrário, a  desrespeita e a destrói.

- Isto é grave! Muito grave! - concluiu Gustav.

E pôs-se a caminhar pelo gramado, meditativo, com as asas colocadas para trás.

Alguns instantes depois, aproximou-se novamente, dando cinco passos e parando, dando mais seis passos e parando mais uma vez. Até que quando chegou bem perto de mim disse:

- Desculpe-me, Schwester Roberta, mas creio que Herr Gessinger e a ave marinha tem razão, pois fazer-se como os deuses é fazer-se como os ídolos que o ser humano inventa para satisfazer seu próprio egoísmo. Mas quando o ser humano quer fazer-se como o Deus Pai Criador, de quem é imagem e semelhança, ele torna-se guardião da Criação e adquire um profundo amor pela Natureza. 

- Eis a questão, Gustav, eis a questão! – respondi.

Então, Gustav despediu-se com uma profunda reverência  e voou em direção ao vale do Rio Pardinho. E como já estava ficando escuro, começaram a pulular pela varanda do mosteiro, inúmeros vagalumes! 

 

Um abraço, Herr Gessinger!