sexta-feira, 18 de novembro de 2016

SILVIO MEINCKE LANÇA LIVRO



                                  A  V I T Ó R I A  D E  J O Ã O  P A R D O
 
     Na fictícia localidade de Novo Horizonte, o menino Amadeu cultiva carinhosa amizade com João Pardo, o líder dos pássaros. Com apoio de Vô Alberto, os dois amigos conquistam a Rainha das Abelhas para a causa que defendem: libertar as lavouras dos venenos.
     A fábula dá início ao livro  “A VITÓRIA DE JOÃO PARDO - na busca de alternativas aos agrotóxicos”. O autor não quer apontar o dedo acusador às pessoas que usam venenos em seus pomares, suas hortas e lavouras mas convida todos, tanto agricultores quanto comerciantes, industrialistas e consumidores para a busca de alternativas.
      O Brasil consome um milhão de toneladas de agrotóxicos todos os anos, e o veneno está em toda parte: no pão, nas verduras, nos legumes, na cerveja e até mesmo no leite materno.
Além disso, destroi a rica biodiversidade que nos cerca.
     O texto é leve e de leitura agradável.
     Depois da fábula que dá início ao livro, podemos ler oito depoimentos breves de pessoas engajadas na preservação da biodiversidade, três alemãs e cinco brasileiras. Na terceira parte, Meincke faz uma comparação entre a produção de alimentos na agricultura familiar e a produção de commodities nas grandes lavouras empresariais. Por fim, traz uma série de informações curtas sobre o debate atual em torno do uso intenso de venenos.
     Disse o filósofo austríaco Fritjof Capra: “Se a humanidade quer sobreviver, ela deverá
passar por um processo amplo de alfabetização ecológica”. O livro quer contribuir, ainda que
seja de forma modesta, com esse processo.
     O livro pode ser adquirido com os revendedores da Editora Sinodal e pode ser encomendado pelo Correio: pedidos@editorasinodal.com.br ou pelo telefone 051 3037 2366.