terça-feira, 29 de março de 2016

AS "ÁGORAS" DE SANTIAGO RS

Ágora (ἀγορά; "assembleia", "lugar de reunião", derivada de ἀγείρω, "reunir") é um termo grego que significa a reunião de qualquer natureza, geralmente empregada por Homero como uma reunião geral de pessoas. A ágora parece ter sido uma parte essencial da constituição dos primeiros estados gregos

------
Pode ser que em outros lugares existam ágoras, mas como em Santiago  é difícil.
Explico-me.
Nós, produtores rurais, levamos uma vida meio isolada, no campo, amainando a terra, cuidando do gado, sempre com um olho no céu, para que não haja seca e nem inundação. Temos que nos preocupar com o preço dos nossos produtos, que os frescos chamam de " commodities"; com o valor do quilo do boi vivo, que os de outros Estados nominam de " arroba"; se o azevém  disparou de preço, etc.
Temos necessidade de trocar idéias,  compartilhar nossas angústias,  falar de política com nossos iguais .
Apesar de não mais ter casa em Santiago ( sempre vou direto para a fazenda), toda a vez que chove vou  para as minhas "ágoras" preferidas, que são a Barraca Missões, o Sindicato Rural e a Veterinária Alvorada do seu Dejalmiro.
Ali se reúnem os produtores rurais, fazendo compras, tomando  mate e trocando idéias.
Sábado o assunto predominante era a política. Também a discussão sobre a judicialização de nosso cotidiano e o estupor pelas revelações da Lava Jato.
Como há meses não aparecia, fui muito solicitado, principalmente por causa dos meus recentes artigos em Zero Hora.
É tudo gente boa que vive, literalmente, do suor e da perseverança.
Obrigado, parceiros, pelo carinho!
As " ágoras" de Santiago são verdadeiras academias informais da difícil arte de timonear uma propriedade rural.