sexta-feira, 7 de novembro de 2014

AINDA OS FALARES REGIONAIS - MAIL DE CARLOS DREHER


Muito pertinente a reflexão,   a partir  do comentário de Ruy Gessinger.

Os formandos das universidades (inclusive Faculdades EST) não sabem escrever, nem falar  Português.  Mas conhecem todos os neologismos do Inglês americano  (o Inglês britânico  ainda é mais original e resiste ao americanismo  até certo ponto).      "Youtube", "Whatsup" (ou uatsape ? não sei , porque não me interessa) "liked in", "Facebook"  etc etc   está na boca de todo mundo, mas ninguém sabe o significado de cada um desses termos.   Para eles faz parte da "nossa" língua!  

Agora, se perguntares o que é mesmo um "paralelepípedo", só dirão que é uma pedra pesada.  Não se dão conta do significado do termo, pois não conhecem os vocábulos gregos, dos quais é composto.  Ou "piorréia" - vão pensar que é uma porção de piões (piorras) girando em conjunto.

O problema em questão é o nivelamento (por baixo ! ) da linguagem, pelos meios de comunicação-eletrônica. Está-se construindo mesmo uma "Torre de Babel" pela influência dos "donos do mundo". E isto pode mudar facilmente.   O Chinês poderá tomar o lugar do Inglês, ou outra mudança qualquer, que acontecer no futuro. Porém: mesmo o "falar uma única língua internacional", não significa que haja entendimento e aceitação dos diferentes. O ódio e o desprezo vão continuar.

Talvez a única salvação para esta situação   está na energia, que desceu do céu  em forma de "línguas de fogo" (parafraseando Lucas, em Atos 2. 3-4).  Esse poder, essa energia do alto, que desceu como fogo,  não os fez  falarem uma só língua dominante,  mas  proporcionou a todos - que falavam em línguas distintas - o entendimento  e a aceitação mútua !!

O poder da TV, do Rádio, da Internet  (ou Pentágono, Kmer, Black Rock  ou outros centros de poder humanos)  só levam ao desentendimento e à ganância.

O "Poder do Alto" (seja como for entendido pelas diversas tradições religiosas ) é  o  que  necessitamos.

Ele vem a nós.  É só deixar chegar!  Nós cristãos cremos que já chegou e voltará. Outras tradições religiosas entendem que já chegou de modo diverso.   Outras ainda esperam.  

O que fazer?   Precaver-se ao máximo!  (ligar a TV  só quando realmente desejar assistir algo por escolha própria = 10% do tempo em que  a TV fica ligada em geral;

Entrar na internet apenas como instrumento de trabalho e comunicação =  20% do tempo, que a média dos usuários  fica na internet !!)

O que fazer com os outros 90 ou 80 % ?   Ler bons livros; conversar com os vizinhos (geralmente nossos maiores desconhecidos). Escrever cartas às pessoas da família e aos amigos. (A carta pelo correio fica guardada e não esquecida  - As mensagens eletrônicas são deletadas ou esquecidas   e, depois é muito fácil mentir assim: "não recebi teu e-mail".  A carta, se não for recebida, volta ao remetente ).   

Viste como é fácil tentar-se enganar, ou enganar os outros, pelos meios eletrônicos !?     "Não ouvi no rádio!  Não ví na TV!   Não recebi teu e-mail ! "

Autenticidade e verdade  é o  de que precisamos.  Não de  subterfúgios !

Abraços a ti, Alfredo;  a ti, Ruy,  a vocês  todos os demais !

Carlos F R Dreher   (Só opino  - não mando em ninguém!)