quinta-feira, 31 de julho de 2014

O ARTIGO DE VARGAS LLOSA - FERVEU A CHAPA - VÁRIAS OPINIÕES FORTES

ASTOR WARTCHOW


Ola, amigos, ola srs.Ruy e Guinther...aproveito a carona temática para divulgar meu ultimo artigo(ainda nao publicado):

Sininho e a Terra do Nunca

 Faz alguns anos, tornou-se conhecida e aceita nos meios psicanalíticos (ainda que sob restrições) a Síndrome de Peter Pan, ou, popularmente, o Complexo de Peter Pan.

Sua característica principal revelaria (no indivíduo) um comportamento imaturo social e psicológico, evidenciado por atos de irresponsabilidade, rebeldia, narcisismo e constante negação.

Para batizar sua teoria, o autor inspirou-se na obra “Peter e Wendy” (1911), que conta a história de um pequeno rapaz que se recusa a crescer, “vivendo um mundo irreal e mágico, na Terra do Nunca”. A companhia permanente e leal de Peter Pan é a minúscula fada Sininho, sempre à volta de seus ouvidos e ombros.

Não é uma extraordinária e fantástica coincidência de personagens, comportamentos e histórias, se comparadas com algumas situações recorrentes na política nacional?

Vejamos: a autointitulada esquerda (sim, há uma outra esquerda!), ora no poder, não reproduz infantilmente refrãos que decaíram na história? A retórica populista e agora “bolivariana” não é objetiva e tipicamente irresponsável?

O discurso “do nunca dantes” não é narcísico? A constante negação das evidentes contradições nacionais não é um sintoma típico do complexo? A permanente “terceirização” dos erros e fracassos não é um ato infantil?

 “Império do mal(EUA), neoliberalismo, partido da imprensa golpista”, entre outros de seus típicos motes, não são a personificação do Capitão Gancho?

E, finalmente, para fechar o quadro do (ir)realismo fantástico, a presença simbólica de Sininho (líder dos Black Blocs), nossa fada travestida que teria trocado o pó mágico por bombas incendiárias. A depredação do país real para fazer emergir a hipotética Terra do Nunca. 

Ou seja, uma sucessão de atos e comportamentos de personagens que se recusam a crescer!
..................................................................................................
PASTOR SILVIO MEINCKE


Irei ler e reler com muita atençao o que Vargas Llosa escreve,

mas sempre terei em mente dois pensamentos:

 

1) Vargas Llosa é um neoliberal radical, derrotado e magoado.

É adepto de uma ideologia neoliberal que nos trouxe a crise de

2008 e que, em todo mundo, criou uma casta de novos 

biliardários ao mesmo tempo que empurrou para a margem

camadas largas da populaçao de todos os países, inclusive na

riquíssima Alemanha, onde tive de aprender a fechar muito bem

as portas da casa, um procedimento antes desnecessário.

2) Aproveitar o sentimento de derrota futebolísitca e de impotência,

viva em nossas profundidades emocionais, para traçar paralelos

com modelo político que o autor quer combater, parece-me, isto

sim, uma forma oportunista e baixa de populismo.
 
............................................................................................
JOÃO FRANCISCO ROGOWSKI
Eu me recordo de como a vida era dura na década 70 para as pessoas de classe média baixa e muito pior para os pobres. Depois veio aquele período caótico na economia, inflação de quase 90% ao mês. Quando o Presidente Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso arrumaram a casa, debelaram a inflação, deram força e credibilidade à moeda, um medo de que tudo aquilo de bom por alguma razão acabasse, tomou conta de muita gente. Essas pessoas visualizaram no populista, demagogo e mentiroso Lula, o “pai” dos pobres contemporâneo, alguém capaz de manter e aprimorar aquelas conquistas de Itamar e FHC. Mas ele não fez nada de importante, nenhum reforma institucional relevante. Até os programas sociais que se atribui a ele começaram na presidência de José Sarney como o programa do leite que distribuía oito milhões de litros de leite para todas as crianças do Brasil. O programa de distribuição da cesta básica que começou naquele tempo, o auxílio alimentar para gestantes e mulheres que amamentavam, etc. Lembro bem que o governo tinha um slogan que dizia assim: “tudo pelo social”. Depois no governo de FHC dona Ruth Cardoso ampliou os programas sociais. Mas uma coisa nós devemos reconhecer em Lula, através de bons marqueteiros ele soube vender seu “peixe” como ninguém se auto atribuindo a paternidade desses programas sociais que nunca foi dele.
Infelizmente muitas pessoas que embarcaram nesse delírio lisérgico, nessa “viagem” alucinante, não querem despertar. São Legiões de fanáticos que simplesmente não suportam a luz da verdade. É muito triste!
Mario Vargas Llosa foi até otimista quando disse que nossos netos e os filhos deles terão que reconstruir o que foi destruído, pois, tem economistas dizendo que levará duzentos anos para reconstruir o Brasil.
Acolho a proposta do confrade Guinther, oremos!
--
João-Francisco Rogowski
https://twitter.com/dr_rogowski 
----------------------------------
ESILDA ALCIPRETE
Boa tarde senhores,

Concordo plenamente tudo que esta sendo colocado aqui , mas tem pessoas que ainda continuam a manter dentro da Matrix !

Outro dado relevante da semana é o Lula manifestando tão raivoso em relação a analista econômica do Banco Santander, sendo um analfabeto de carteirinha, já que ele mesmo adora mencionar o fato de sua ignorância , pedir a sua cabeça da funcionária !

O Lula até onde eu sei, é o presidente de honra e fundador do Partido dos Trabalhadores, e como pode agora estar  criando desemprego e assedio moral perante a funcionária, quem irá indenizá-la ? Que lamentável !

O pior que muitos que votam no Lula acreditam que ainda estamos vivendo numa democracia, onde já existe uma lista de jornalistas com a cabeça a prêmio e agora a perseguição aos analistas econômicos, amanhã poderá qualquer um de nós !

Acordem petistas.

Esilda