sexta-feira, 4 de julho de 2014

A POLÊMICA DO CHIMARRÃO NA MINHA FAZENDA

Meu amigo dr. Paulo Nicola,engenheiro, empresário, produtor rural,  que tira umas férias na Itália, me manda o mail abaixo:

   Meu grande amigo Ruyzão.....Como diz meu outro parceiro e amigo K Gindri: Perde-se o amigo mas jamais a piada.
            Acordei cedo, li seu email e enquanto ia até a esquina pegar o "Santo Pão" de todas manhãs, me peguei sorrindo várias vezes.
            Primeiramente imaginei Jaime Caetano Braun se remexendo no túmulo.
"Mesmo assim, não sei se isso é usual em outras fazendas, nós tomamos cada um seu chimarrão. Só a chaleira que é comum. Cada um tem seu ritmo e sua cuia."
     Certamente a frase acima é o "cruzamento" da cultura gauchesca com a Alemã, e ora,podes ter a certeza que em toda fazenda "cruzada" o chimarrão é assim.....

       Abraços, 
Pablyto.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Digo eu:
Com minha irmã Lia aprendi a tomar chimarrão assim: ela tomava uns quantos e então passava-me a cuia, dizendo -
- agora tu toma uns quantos .e depois me devolve.
-----------------------------------------------------------------------------------
Com o des. Breno Mussi era assim:
ele tomava um mate , depois enchia a cuia e a passava para o companheiro do lado, ficando ele de guarda da chaleira. O cara devolvia a cuia para ele, que tomava o mate de novo, feito isso ele a enchia e passava para outro companheiro. Na volta era ele que tomava de novo.
---------------------------------------
aceito colaborações sobre modo de tomar mate.