terça-feira, 25 de junho de 2013

PECUÁRIA GESSINGER ESTARÁ PRESENTE NO SEMINÁRIO "O PAMPA E O GADO" EM LAVRAS DO SUL.

A Gessinger  acredita nas potencialidades do campo nativo. Nosso capataz Luiz César Martins e seus filhos Luciano ( estudante de Veterinária) e William,  far-se-ão presentes.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O município de Lavras do Sul, que tem 80% de seu território coberto por pasto nativo, sediará, de 4 a 5 de julho, o 5º Seminário “O Pampa e o Gado”, uma promoção do Sindicato Rural daquele município, que conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.
O Rio Grande do Sul, conta com cerca de 14 milhões de cabeça de bovinos. Existem cerca de 370.000 produtores e a média de cabeças por produtor é de aproximadamente 40 animais. A criação de bovinos no Estado ocorre predominantemente em campos naturais. Esse aspecto explica a tradição gaúcha no setor, que se desenvolveu nos campos sulinos, composto pelo Bioma Pampa, o que o identifica com características únicas no mundo.
Presente ao lançamento, o secretário Adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, ratificou o apoio do Governo do Estado e informou que o governador Tarso Genro deverá estar presente, fazendo uma série de anúncios de interesse ao setor.
Na oportunidade, Fioreze comentou sobre a importância do evento e do uso do Índice de Conservação dos Pastizales (ICP), como quantificador do nível se conservação dos campos naturais e do pagamento dos respectivos incentivos. “Isso indica que o Bioma Pampa, provavelmente, será uma referência na conservação do agroecossistema”, destacou Fioreze.
O Bioma Pampa não é restrito, somente ao Rio Grande do Sul, ele inclui os pastos naturais do Cone Sul da América, formado pelas regiões como a Savana Uruguaia, onde também situa-se a o pampa gaúcho, o pampa úmido, semiárido e savana mesopotámica na Argentina e os pastos das Missões no Paraguai.
 
Segundo um dos coordenadores do evento, Fernando Adauto Loureiro de Souza, O Pampa e o Gado é uma promoção que, inicialmente, buscou multiplicar a tecnologia, mas, em 2011, com a participação da Alianza del Pastizal, a conservação do pampas nativos, estimulando a agropecuária de corte, também passou a fazer parte do objetivo.” Começamos a dar um rumo mais abrangente, discutindo aspectos técnicos, políticos e econômicos do Pampa”, disse ele.
A Alianza del Pastizal, que também é uma das apoiadoras do evento, irá selecionar e contemplar três projetos relacionados a conservação do Bioma Pampa, no valor de 10 mil cada.