sábado, 1 de junho de 2013

NENITO SARTURI INSPIRA-SE NO BLOG


Nenito, o poeta, o sensível, o escritor, o pai, o filho, o observador, o intelectual, me manda :



NUM FUNDO DE CAMPO

                            Nenito Sarturi

 

Num simples fundo de campo

É que meu canto tem vida

Na várzea nua, estendida

Pelos trevais e flexilhas...        

À sombra das coronilhas

Vendo o horizonte infinito

Eu canto Pampa bendito

Na imensidão das coxilhas.

 

A paisagem campesina,

Por vezes branca de geada,

Nos umbrais da madrugada

Despeja réstias de sol.

Assoma-se a “maria-mol”,

Feito um ponto na planura,

Espalhando sua candura

Pelas luzes do arrebol.

 

Num simples fundo de campo

É que eu faço a recorrida,   

Num simples fundo de campo

Acho a esperança perdida,

Num simples fundo de campo

É que meu canto tem vida!

 

Num simples fundo de campo

Ali, num capão de mato,

Na mansidão do regato

A energia se refaz...

E no vôo de um torcaz,

Desenhado frente ao céu,

Eu retiro o meu chapéu

Como a “saludar” a paz.

 

E quando a tarde, caindo,

Me convida pra o galpão,

O amargo, o fogo de chão,

O descanso após a lida.

Então encontro guarida

Nas coisas simples, no apego

E sinto, neste aconchego,

Que meu canto tem mais vida.