domingo, 1 de abril de 2012

PUERI HEBRAEORUM - domingo de ramos - o desastre que vitimou meus avós

Pueri Hebraeorum, portantes ramos olivarum, obviaverunt Domino, clamantes et dicentes: «Hosanna in excelsis.»


 Os meninos hebreus, portando ramos de oliveira ( vendo Jesus passar) o saudaram clamando e dizendo, hosanna nas alturas"
Como era lindo o Domingo de Ramos. Calculo que em 20 anos terão morrido todos os que tiveram sólida formação religiosa e assistiram cultos e missas em Latim. Quando desenterrarem nossa Civilização do uso da Semana santa para regabofes, bebedeiras, comilanças, os arqueólogos ficarão perplexos.
Mas o Domingo de Ramos de 1953, quando eu tinha 8 anos, nunca vou esquecer.
Bateram na porta de nossa  casa em Santa Cruz. Meu pai  atendeu. Um homem vinha avisar que meus avós Rudolf e Rosalia tinham se acidentado com seu carro ali na Picada Velha na hora de irem assistir à Missa e ambos estavam mortos entre as ferragens.
Foi a primeira e última vez que vi meu pai chorar.
Amanhã começa a correria pelas estradas e aeroportos. 
Tomara que não morra o avô de ninguém.
( na foto a família dos meus avós Rudolf e Rosália. Meu pai está à direita de minha avó, em pé)
................................................
COMENTÁRIO DO MEU FILHO ARMANDO
Mas uma correcao: havera um cara com solida formacao crista em 20 anos: eu. Catolico de familia, conhecedor dos conceitos da reforma de Lutero, curioso sobre o judaismo.
A semana santa eh o grande momento de conexao da humanidade com o Deus cristao-judaico: pascoa e pessach. A passagem, lamed alef vav, ou a grande fuga (do povo hebreu do egito), representa para eles a renuncia do ser ao egoismo, e a aceitacao do novo, a partir da decisao de querer diferente.

Bjs

AKG