quinta-feira, 6 de junho de 2019

ANDANÇAS POR RÁDIO E TV

Eu sempre tive fascínio pela comunicação. Em casa  passava ouvindo rádio. Eu devia ter uns 15 anos quando decidi falar com o sr. Bartholomay para ele me deixar ler uns comerciais.Em Santa Cruz só havia uma emissora que na época tinha o prefixo ZYE8. Havia uma caixinha na frente do microfone dentro da qual achavam-se cartões com textos datilografados. O papel do locutor era ler comerciais, dar a hora e a temperatura. Após isso o operador, do outro lado do vidro, dava um sinal e a gente anunciava a música que quase sempre era “ patrocinada”. Exemplo:
-alô , alô Maria  Clara que mora em Monte Alverne. Seu admirador Armindo lhe dedica a música “ que beijinho doce”. A rádio “ talk and news” só foi surgir bem mais tarde( notícias 24 horas, com música só por alguns segundos).
Quando me mudei para  Porto Alegre em 1964 apresentei-me na Rádio Continental. Ficava de locutor algumas horas, mas recebi uma proposta em outra atividade e larguei.
Ao assumir meu cargo de juiz de direito em Horizontina em 1972 ,uma das primeiras coisas que fui fazer foi visitar a Rádio Vera Cruz.Eu era o primeiro juiz a trabalhar na recém criada comarca. Passava dando entrevistas e gostava de explicar o papel do Judiciário.
Fato interessante: muita gente de Horizontina era procedente das “ colônias velhas”, o que englobava a região de Santa Cruz, Lajeado, etc. Horizontina confrontava com o Rio Uruguai.Acontece que do lado argentino as  terras eram mais baratas. Lá se ia o pessoal para o outro lado. Sucede que, por vezes, pessoas com pendências judiciais cíveis tinham ido embora. Era problemático mandar carta rogatória para os chamar. Não sei se eu faria isso hoje: eu pedia que a rádio desse, na hora do meio dia, uns avisos de que fulano estava sendo chamado para resolver assunto de seu interesse ( claro que não era matéria criminal). Pois não é que os colonos, que escutavam a rádio Vera Cruz, pegavam a barca, atravessavam de volta para o Brasil, andavam vinte quilômetros e se apresentavam? Era lindo de ver como já tinham uma entonação castelhana, mas a língua alemã continuava firme.
Terminada a audiência eu ficava conversando com essa gente maravilhosa. Muitos  estavam determinados a ficar na Argentina, mas diziam que jamais iriam torcer por outro time que não fosse Inter ou Grêmio.
Nas noites de solidão interminável eu escutava a LT4 Rádio Difusora Misiones. Foi quando conheci o belo folclore  argentino.

Eu adorava  Horizontina , mas quis ficar mais perto de meus pais. Me removi para a comarca de Arroio do Meio.
( CONTINUA).