quinta-feira, 25 de abril de 2019

AINDA SOBRE ANIMAIS

E os cavalos, quando se aproximam da velhice? Esse é um problema para quem mora na campanha e ama os cavalos. Por vezes passa um caminhão pelas fazendas reculutando cavalos que não servem mais para a lida. Pagam uma ninharia e se diz que vão para fazer salame. Pois é, um cavalo é um animal que pasta, tem que vacinar, essas coisas. Entendo os que vendem os idosos  “ para salame”. Da minha parte , que não estou apertado, deixo esses numa invernada com boas aguadas, algum mato frondoso para se abrigar, mas faço questão de que fiquem acompanhados de cavalos e éguas jovens, em período de folga, para que contem seus causos. E quando  a chama votiva desses valorosos seres começar a  se extinguir, que sigam para o céu dos bichos tendo um final que não seja o matadouro.
A região da campanha é louca por cavalos. Portanto quando vem uma criança me pedir um , pergunto se aceita um matungo meio velho para passear, sem muito retoço. Então dou o cavalo idoso para a criança ter uma bela companhia.
Os cavalos inteiros, os “ culhudos”, esses são um perigo e é  necessário muita cautela. Ao verem uma égua no cio é aquele alarme.
Outro problema com cavalos é quando fraturam , num galope, um membro. Aí não tem jeito a não ser a eutanásia através de um veterinário.
Os bovinos são um caso a parte. Quase todos os terneiros machos são castrados ao atingirem determinada idade.Menos os que são vendidos para o mundo árabe. Com efeito, não é razoável que um macho comum, sem “ pedigree”, cubra uma fêmea. Para isso existem os touros selecionados , a inseminação artificial ou a transferência de embrião. A monta natural das fêmeas dá-se hoje quase só quando do repasse das inseminadas. Uma amiga um dia me disse: “ mas bah, uma novilha, depois vaca, ter tido vários filhos sem nunca ter tido um cópula normal?” . Pois é, muita gente no mundo está reclamando , dizendo que assim se nega o bem estar animal. Aqui entre nós, o touro faz uns carinhos rápidos, salta em cima da novilha, não dura mais do que um minuto, sai de cima e vai cuidar da vida. Mas creio que deve ser idílico para os dois, conquanto a relação tenha durado o que dura um lírio.
Nos bovinos a relação forte mesmo é entre a matriz e seu rebento.Chega uma hora e é preciso desmamar os terneiros e os retirar de perto das mães. Minha nossa, a choradeira é grande, de ambos os lados. Muito vi vacas saltarem cercas e cercas até chegarem onde estavam os terneiros. Mas depois de uma semana as mães se acalmam, encontram um touro amoroso, engravidam de novo e a vida segue. ( continua)
( publicado na Gazeta do Sul)