terça-feira, 4 de setembro de 2018

HINO EXCELSO DE AMOR À VIDA - TEXTO DE TITO GUARNIERI


TITO GUARNIERE

BEM VINDA, ANA ALICE!

Nasceu Ana Alice. Esperamos ansiosos por ela. Veio formosinha, saudável, perfeita. Deveríamos tê-la recebido com mais pompa e circunstância. Tão pequenina a rainha! Nossos corações estão jubilosos.

Sim, a vida vale a pena, no milagre da concepção, no pequenino ser que se acomoda no ventre da mãe, no parto. A testinha franziu diante do primeiro raio de luz. Ana Alice deu sinal de vida e chorou a plenos pulmões. Depois sossegou e guiada pelo instinto atávico, sorveu gulosa o leite materno e dormiu suavemente o sono dos anjos.

Muitas vezes ela irá ao seio da mãe e muitos sonos profundos – lembrança do útero materno – se sucederão em muitas luas. E logo cedo se tornará a protagonista, o centro do pequeno universo ao seu redor, das atenções, das exclamações de encantamento.

Quando se sentir confortável e feliz, iluminará o rostinho com um sorriso. E abrirá o choro quando a fome ou a dor incomodar – linguagem binária desde a época imemorial - e que pelo resto dos tempos permanecerá igual.

Ana Alice irradiará luz, alegria e amor. Receberá o carinho e a proteção dos circunstantes. Fará bem às pessoas, elevará o astral, fará o mundo mais habitável.

Se arrastará pelo chão, ensaiará passos indecisos, vasculhará os espaços próximos, descobrindo formas, cores e sabores. O cérebro em breve produzirá ligeiras correntes elétricas, e a nova habitante adquirirá noções de lugar e distância, reconhecerá vozes e perfis.

Seja bem vinda, querida! É assim que lhe chamaremos – querida. Todos os dias repetiremos, sem enjoar, que você é linda, que nós amamos você.

Você crescerá no amor e nos cuidados dos seus, e a cada passo, tropeço, e queda, estaremos ao seu lado, pressurosos, para ajudá-la e consolá-la. Cresceremos juntos, querida, você em tamanho, peso e inteligência. E nós, no seu convívio, pelo amor que nos inspira, cresceremos como seres humanos: seremos mais honestos, bondosos e tolerantes.

Sabemos desde sempre que você amará e respeitará a Mãe-Terra, o planeta, os seus habitantes de todas as espécies. Entre os homens e as mulheres, não fará distinção de gênero, cor, classe social, orientação sexual. Você crescerá sem abrir mão dos seus direitos, mas em igual medida, levará a sério as obrigações e responsabilidades.

Na escola, ingressará no mundo fascinante do saber e do conhecimento. Nos livros, entenderá melhor a grande aventura, apreenderá as ferramentas para a vida e (um pouco) os mistérios da alma e do espírito.

Você celebrará a vida em alegria, mas a tempo e hora saberá que nosso caminho é feito de contratempos, que a vida nos cobra suor e sacrifício. Você terá têmpera e força interior para vencer a bruma e a intempérie.

Por você mesma, descobrirá que sorte e talento existem, mas quem tem mais sorte e mais talento é quem aposta no esforço pessoal, no trabalho duro, na perseverança.

Não se dobrará diante da mentira e da força bruta. Você veio ao mundo para a existência comum e solidária com os que partilham da jornada. Você veio ao mundo para fazer o bem e defender a paz e a liberdade.

Bem vinda, Ana Alice!