domingo, 4 de junho de 2017

Pequenas considerações sobre estadas mais prolongadas na Europa





Não gosto mais de viajar em excursões. É muita zorra para o meu gosto.
Mas viajar avulso exige olho aberto para não haver complicação.  Os aeroportos são enormes. Fora Portugal,  nenhum tem indicações em português. Sua bagagem de mão ter que ser leve, pequena, sem nada afiado, pontudo ou líquido.  Não estranhe se lhe mandarem tirar os sapatos e o cinto. Não  vacile, pois as vezes sua sala de embarque fica a um km dentro do aeroporto. Por isso, sempre chego três horas antes. É só no Brasil que o pessoal desafivela o cinto de segurança antes da ordem do comandante. A ordem de desligar o celular é para valer!
Acho bom levar mais do que um cartão de crédito. Em algumas ocasiões pagar em dinheiro é complicado. Eu costumo levar euros e dólares em células de 50 para baixo.
Jamais se descuide do seu passaporte, do dinheiro e dos cartões. Não se separe deles. Se os perder acabou sua viagem e iniciou seu martírio.
Sempre é bom não se esquecer de dizer por favor, desculpa e obrigado.
Adoro fazer imersões num só lugar. No nosso caso, alugamos um apartamento mobiliado,  que tem tudo o que já tem na nossa casa.
Comer fora é muito caro. Você vai precisar de, no mínimo,  60 euros por pessoa por dia. No restaurante o vinho que você paga 4 euros no supermercado, você pagará 20 euros.
Agora pegue sua sacola de pano e vá ao supermercado. Frutas de todo o mundo, legumes frescos, queijos mil, comidas congeladas, linguiças de toda sorte o esperam.
Aproveite a  vida sem medo de levar uma bala perdida.