sexta-feira, 24 de abril de 2015

FALECEU MEU AMIGO MANOEL BRUM CARDINAL - EX PREFEITO DE SANTIAGO


( NA FOTO de 1974 eu, o des. Butteli e o então Prefeito Cardinal)


Quando, em 1974, ainda bem jovem, recebi  convite do Presidente do TJ para assumir a comarca de Santiago, relutei muito. Minha vida até então tinha se circunscrito a Santa Cruz, onde nasci, e P. Alegre, onde me formei pela UFRGS. Tinha sido juiz em Horizontina ( 1972) e Arroio do Meio ( 1973), terras de "alemoada".
Relutava porque Santiago estava vaga há dois anos. O asfalto terminava em São Pedro.
Mas encarei sozinho ( só havia uma vara) e me mandaram substituir Jaguari e São Francisco de Assis que estavam vagas.
O Prefeito era o sr. Cardinal. Homem direito, correto, franco, sem rodeios. Fechou todas comigo. Reformamos o Forum e construímos a casa da Ajuris. Viajava muito com ele a P. Alegre.Íamos charlando o tempo todo. Muito aprendi com ele sobre manhas e lidas do campo.
Quando, por meu casamento com Maristela, retomei o contato com Santiago, reencontrei esse homem bom.
Nosso lugar de encontro era sempre na loja do seu Dejalmiro, onde muitos pecuaristas se reúnem para comprar insumos e depois ficam tomando mate e proseando.
Sempre me aconselhou. Inclusive a me cuidar na mangueira, sendo cauteloso para não ser atingido por uma vaca braba ou um touro enfurecido. E é o que faço, mesmo com animais dóceis. Não  me arrisco.
Pois meu amigo foi atingido, na sua estância, meses atrás por uma vaca braba, derrubado no chão, lastimando gravemente sua cabeça. Ficou meses num estado sem retorno.
Ontem foi para a estância grande do céu.